Tufão Chaba e Aere: naufrágios e alertas de emergência no Pacífico

Duas tempestades se formaram praticamente ao mesmo tempo no Oceano Pacífico. Chaba foi classificado como tufão e atingiu a China neste sábado, causando um naufrágio; Aere segue como tempestade tropical em direção ao Japão.

Chaba e Aere
Duas tempestades se formaram praticamente ao mesmo tempo no Oceano Pacífico. Chaba foi classificado como tufão e atingiu a China neste sábado; Aere segue como tempestade tropical em direção ao Japão.

Duas tempestades se formaram praticamente ao mesmo tempo no oceano Pacífico esta semana. Alertas de tufão foram emitidos já na quinta-feira (30) pelas autoridades, mas ainda assim seu impacto causou graves danos.

Chaba, que já é o terceiro tufão do ano, atingiu a costa do país na altura da província de Guangdong, sul da China, por volta das 15h deste sábado (02). O sistema trouxe chuvas intensas e ventos fortes para todo o sul do país e para o mar da China meridional, causando grandes estragos na região.

Estimativas indicam a possibilidade de o sistema deixar acumulados de até 600 mm de chuva em algumas regiões. A província de Hainan, uma das mais afetadas, elevou sua resposta de emergência para nível II no sábado, suspendendo o serviço ferroviário em toda a ilha e cancelando mais de 400 voos. Em Macau, pelo menos uma pessoa ficou ferida.

Chaba Aere
Trajetória prevista para o tufão Chaba e a tempestade tropical Aere, que atinge o Japão ao longo dos próximos dias.

Devido ao impacto de ambos os sistemas, a Sede Estatal de Controle de Inundações e Alívio de Secas da China elevou o controle de emergência de inundações e tufões para Nível III. Medidas anti-tufão estão sendo tomadas em todas as frentes, com foco especialmente no retorno de navios e desembarque de trabalhadores offshore, além da realocação de pessoas em áreas propensas a inundações e deslizamentos.

Dezenas de desaparecidos em naufrágio no Mar da China Meridional

Vinte e sete pessoas estão desaparecidas depois que um navio foi atingido pelo tufão Chaba. A embarcação estava a 160 milhas náuticas de Hong Kong quando foi atingida. Apenas três dos 30 tripulantes foram resgatados e levados ao hospital, disseram as autoridades.

De acordo com os sobreviventes, os demais membros da tripulação foram arrastados pelas ondas antes da chegada do primeiro helicóptero de resgate. O navio foi severamente danificado e praticamente se partiu em dois.

O local onde o navio estava registrou condições de tempo severas durante a passagem de Chaba, com ventos de 144 km/h e ondas de 10 metros de altura. As operações de busca, que incluem aviões, helicópteros e um barco de resgate, seguem ativas ao londo deste fim de semana.

Tudo indica que o Oceano Pacífico continuará castigando a China e seus países vizinhos. Previsões indicam que tufões, tempestades tropicais e outras condições meteorológicas extremas, que incluem a ocorrência de inundações fortes, vão continuar a atingir a China pelo menos até o mês de agosto.