Tufão Chaba e Aere: naufrágios e alertas de emergência no Pacífico
Duas tempestades se formaram praticamente ao mesmo tempo no Oceano Pacífico. Chaba foi classificado como tufão e atingiu a China neste sábado, causando um naufrágio; Aere segue como tempestade tropical em direção ao Japão.

Duas tempestades se formaram praticamente ao mesmo tempo no oceano Pacífico esta semana. Alertas de tufão foram emitidos já na quinta-feira (30) pelas autoridades, mas ainda assim seu impacto causou graves danos.
Chaba, que já é o terceiro tufão do ano, atingiu a costa do país na altura da província de Guangdong, sul da China, por volta das 15h deste sábado (02). O sistema trouxe chuvas intensas e ventos fortes para todo o sul do país e para o mar da China meridional, causando grandes estragos na região.
Estimativas indicam a possibilidade de o sistema deixar acumulados de até 600 mm de chuva em algumas regiões. A província de Hainan, uma das mais afetadas, elevou sua resposta de emergência para nível II no sábado, suspendendo o serviço ferroviário em toda a ilha e cancelando mais de 400 voos. Em Macau, pelo menos uma pessoa ficou ferida.

Devido ao impacto de ambos os sistemas, a Sede Estatal de Controle de Inundações e Alívio de Secas da China elevou o controle de emergência de inundações e tufões para Nível III. Medidas anti-tufão estão sendo tomadas em todas as frentes, com foco especialmente no retorno de navios e desembarque de trabalhadores offshore, além da realocação de pessoas em áreas propensas a inundações e deslizamentos.
Dezenas de desaparecidos em naufrágio no Mar da China Meridional
Vinte e sete pessoas estão desaparecidas depois que um navio foi atingido pelo tufão Chaba. A embarcação estava a 160 milhas náuticas de Hong Kong quando foi atingida. Apenas três dos 30 tripulantes foram resgatados e levados ao hospital, disseram as autoridades.
De acordo com os sobreviventes, os demais membros da tripulação foram arrastados pelas ondas antes da chegada do primeiro helicóptero de resgate. O navio foi severamente danificado e praticamente se partiu em dois.
An industrial ship operating off Hong Kong, South China Sea, sank due to Typhoon Chaba leading to the loss of more than two dozen crew members, said Hong Kongs rescue services on July 2.
— TRT World (@trtworld) July 2, 2022
The government sent aircraft to the location, which rescued at least three crew members pic.twitter.com/WNdAMlK5yp
O local onde o navio estava registrou condições de tempo severas durante a passagem de Chaba, com ventos de 144 km/h e ondas de 10 metros de altura. As operações de busca, que incluem aviões, helicópteros e um barco de resgate, seguem ativas ao londo deste fim de semana.
Tudo indica que o Oceano Pacífico continuará castigando a China e seus países vizinhos. Previsões indicam que tufões, tempestades tropicais e outras condições meteorológicas extremas, que incluem a ocorrência de inundações fortes, vão continuar a atingir a China pelo menos até o mês de agosto.