Com a temporada de chuvas prevista até março, o Rio São Francisco transbordou em quatro cidades, levando o Cemaden a classificar como moderado o risco de novas enxurradas e problemas de drenagem.
Com a temporada de chuvas prevista até março, o Rio São Francisco transbordou em quatro cidades, levando o Cemaden a classificar como moderado o risco de novas enxurradas e problemas de drenagem.
Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Paulo enfrentou o caos provocado por tempestades intensas que deixaram bairros inteiros em estado de atenção e paralisaram a circulação de trens na Zona Leste.
Uma jazida profunda descoberta sob o campo aurífero de Wangu, na província de Hunan, está gerando expectativas de milhões de dólares. Estimativas sugerem que ela contém mais de mil toneladas de ouro, embora sua viabilidade real dependa de fatores técnicos, econômicos e ambientais.
O sistema de drenagem de São Paulo entrou em colapso novamente nesta terça (27) após uma chuva torrencial atingir a cidade, registrando mais de mil raios, derrubando árvores na região central e deixando milhares de moradores da Zona Sul isolados e sem luz.
Produtores rurais e gestores ambientais do Piauí agora contam com dados em tempo real sobre o solo e a atmosfera, graças à finalização de um projeto estratégico na região do Canindé.
Entenda se o Carnaval é feriado ou ponto facultativo no Brasil, que dias são comemorados e o que a legislação garante ao trabalhador.
Um dique da mineradora Vale se rompeu neste domingo entre as cidades de Ouro Preto e Congonhas, em Minas Gerais, causando uma forte correnteza de lama. O incidente ocorreu exatamente 7 anos após a tragédia que matou 272 pessoas em Brumadinho.
Nosso planeta está se pondo atrás da borda brilhante da Lua, enquanto a foto é tirada por uma câmera externa na espaçonave Orion.
Uma série de estudos científicos recentes alerta que muitos dos principais deltas de rios do mundo estão afundando mais rapidamente do que o nível do mar está subindo. Esse fenômeno, impulsionado em grande parte pela atividade humana, está redefinindo os riscos costeiros e comprometendo a habitabilidade de regiões densamente povoadas.
Entre 2022 e 2026, São Paulo registrou 197 mortes no período chuvoso, o que revela falhas na prevenção e adaptação da cidade frente à crise climática.
As mudanças climáticas têm muitos culpados, desde a agricultura aos transportes e à produção de energia. Agora, outro fator pode ser acrescentado à lista: as massas salgadas das profundezas do oceano.
"O planeta entrou na era da falência hídrica global”. É o que diz o relatório do grupo de reflexão sobre a água da ONU, que alerta para os riscos crescentes de má utilização deste recurso essencial à escala mundial.