A contaminação das aves, somada a falhas sanitárias e omissões institucionais, ameaça levar ao colapso o projeto de reintrodução da ararinha-azul, iniciado com grandes expectativas em 2020.
A contaminação das aves, somada a falhas sanitárias e omissões institucionais, ameaça levar ao colapso o projeto de reintrodução da ararinha-azul, iniciado com grandes expectativas em 2020.
A ciência já havia apontado claramente para o aquecimento global e suas consequências. As tarefas que os políticos enfrentariam antes da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima eram claras. Mas o resultado é uma completa erosão da razão.
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica está se recuperar lentamente, de acordo com a NASA e a NOAA. Os dados de 2025 confirmam isto em um relatório recente de ambas as organizações.
O vulcão Hayli Gubbi, na Etiópia, despertou no domingo (23), após milhares de anos adormecido. Não há registros de atividade sua desde o Holoceno, há cerca de 12 mil anos, período que marcou o fim da Era do Gelo.
Considerado um dos destinos mais procurados do litoral catarinense, Gancho de Fora enfrenta problemas recorrentes de qualidade da água, segundo análises recentes do Instituto do Meio Ambiente.
A Defesa Civil segue mobilizada atendendo diversas ocorrências em Ponta Grossa, após uma intensa tempestade de granizo transformar a paisagem da cidade e colocar o estado sob alerta de tempestades severas, com risco de novos transtornos à população.
Apesar de avanços em financiamento e adaptação, a COP30 terminou sem acordo sobre o “mapa do caminho” para eliminar combustíveis fósseis, evidenciando tensões políticas e a falta de ambição climática global.
Casas, veículos e árvores foram danificados após uma violenta tempestade de granizo atingir a cidade do Rio Grande do Sul com força incomum para o período.
Chuvas de quase 200 mm no litoral norte de São Paulo na noite deste domingo (23) causaram alagamentos e deixaram uma vítima. Além disso, há registro de um tornado do tipo ‘landspout’ no interior do estado. Veja mais informações.
Durante a COP30, em Belém, o governo anunciou quatro homologações, dez portarias declaratórias e seis relatórios de identificação, reforçando a demarcação de territórios indígenas como estratégia essencial contra a crise climática.
Em decisão inédita anunciada na COP30, o governo colombiano anuncia toda a Amazônia do país como zona livre de petróleo e mineração, pressionando vizinhos a reforçar proteção ambiental e transição energética.
Belém enfrenta recordes de calor extremo que afetam especialmente jovens das periferias. Desigualdade climática, perda de vegetação e impactos no cotidiano revelam uma cidade em transformação e em busca de soluções urgentes