Após uma década de tentativas e inúmeras noites de observação, um fotógrafo do Paraná conseguiu registrar sprites vermelhos, fenômeno atmosférico raro que dura frações de segundo e fascina a ciência.
Atualidade
Suspensão das atividades após vazamento reacende embate jurídico e ambiental na Margem Equatorial, enquanto órgãos reguladores analisam riscos, exigências técnicas e a validade da licença concedida à Petrobras brasileira atual.
Um círculo colorido ao redor do Sol chamou atenção de moradores do Ceará na manhã desta quinta-feira (15), revelando um fenômeno raro que surge da interação da luz com cristais de gelo na atmosfera.
A Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do Brasil, é um extenso maciço montanhoso que vai de Minas Gerais à Bahia. Um importante destino turístico do país e que está sofrendo uma ameaça silenciosa: a mineração do quartzito.
Com aparência semelhante a um tornado, uma nuvem funil apareceu em Campo Grande nesta quarta (14) e assustou motoristas e moradores antes da chegada de chuvas isoladas.
Os dados do programa Copernicus mostram que 2025 foi o terceiro ano mais quente já registrado, a nível global, apenas ligeiramente mais frio (0,01°C) que 2023 e 0,13°C mais frio que 2024, este último o ano mais quente já registrado.
Nova lei sancionada por Lula reconhece o açaí como fruta nacional, amplia proteção jurídica contra biopirataria, fortalece a soberania brasileira sobre produtos amazônicos e valoriza a cadeia produtiva do fruto.
Com previsão de afluência abaixo da média em três regiões, o sistema elétrico brasileiro enfrenta um momento de atenção e risco de pressão nas tarifas.
Desabamento de galpão, alagamentos e queda de árvores marcaram a tarde desta segunda-feira (12) em Sorocaba, após uma chuva intensa atingir a cidade e arredores.
Dados do Inpe mostram queda histórica nas queimadas em 2025, resultado de políticas ambientais, monitoramento contínuo, investimentos em tecnologia, atuação integrada de órgãos estaduais e ampliação da presença dos Bombeiros.
Este domingo foi marcado por calor intenso na cidade do Rio de Janeiro, com praias lotadas e banhistas recorrendo à água gratuita nas orlas para enfrentar as temperaturas elevadas. Em um ponto, foram distribuídos mais de 150 litros de água em apenas 1 hora!
A Austrália atravessa um dos períodos mais críticos de sua história recente, com incêndios florestais fora de controle alimentados por uma onda de calor extrema e persistente. As autoridades declararam estado de calamidade pública em diversas regiões.