Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas no Centro-Norte do país, com destaque para o avanço de uma frente fria que chega até o Nordeste e contribui para chuvas expressivas no Espírito Santo e em parte da Bahia.
Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas no Centro-Norte do país, com destaque para o avanço de uma frente fria que chega até o Nordeste e contribui para chuvas expressivas no Espírito Santo e em parte da Bahia.
A mudança de padrão estabelecida nesta semana se manterá ao longo do próximo feriado santo, com atuação de frente fria e massa de ar frio. Confira os destaques da previsão prévia da Páscoa para todo o país.
Mudança de padrão acontece no início desta semana. Com a atuação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, tempestades são esperadas em parte da Região Sudeste. A queda de temperatura também é destaque para Região.
Bloqueio atmosférico finalmente deixa de atuar e primeira massa de ar frio mais intensa do ano avança pelo Centro-Sul, proporcionando dias típicos de Outono na transição do mês na Região Sul e parte do Sudeste.
O potencial para chuvas diminui bastante no em boa parte do país, com manutenção do tempo instável somente em boa parte da Região Norte e na faixa norte do Nordeste. Frente fria avança pelo Sul no fim de semana.
A primeira semana do outono será com a atuação de um bloqueio atmosférico. Chuvas concentradas nos extremos do país, com tempo seco predominando no Centro-Leste do país. Quando haverá a mudança de padrão?
Avanço e atuação de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece o aumento das temperaturas em boa parte do país. A condição de bloqueio deve permanecer ao longo da próxima semana.
Chuvas voltam a ocorrer no Centro-Sul do país e há risco de tempestade na Região Sul e em boa parte do Centro-Oeste. Destaque também para a queda das temperaturas no Sul e para a sensação mais amena.
Março representa o último mês da estação chuvosa. No entanto, há em que as chuvas não se estendem muito. Nos últimos dias vivenciamos uma mudança de padrão. Será que irá se manter na próxima quinzena? Quais fatores estão influenciando?
Nos próximos dias, a ZCAS não passa mais a atuar e as chuvas ocorrem de forma muito isolada em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, ainda há potencial para transtornos por conta de temporais localizados.
Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul se mantém atuante mas com redução de intensidade. Mesmo assim, há potencial para transtornos pontuais. No Norte as chuvas continuam e no Sul o tempo fica mais firme.
Nos próximos dias a convergência de umidade se mantém por boa parte no Centro-Norte do país, com maiores acumulados para a Região Norte. No Sul, o tempo instável continua na faixa leste, com sensação de abafamento.
No próximo fim de semana as chuvas ainda ocorrem de forma intensa no Centro-Sul, deixando alerta de transtornos como alagamentos e inundações para os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O feriado de Páscoa é no fim deste mês e as primeiras tendências já podem ser observadas. Será que as chuvas vão dar uma trégua para as festividades na Semana Santa? Confira as primeiras impressões.
Março representa o início do outono e geralmente um padrão de redução das chuvas em relação aos meses de verão. Será que as chuvas vão se estender? Há potencial para onda de calor ainda? Quais fatores são os mais influentes? Saiba tudo aqui.
A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a manutenção do tempo instável e a ocorrência de chuvas persistentes sobre o Brasil Central, deixando condições de alerta em todas as regiões.
Nos próximos dias a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece o aumento das chuvas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, proporcionando uma transição de mês bastante chuvosa.
Uma frente fria avança pelo Sul neste início de semana, porém não traz grandes possibilidades de chuva para a Região. Por outro lado, na segunda parte da semana, as chuvas voltam a se concentrar no Centro-Norte do país.
Neste fim de semana o tempo instável se mantém para boa parte do Centro-Norte do país, porém as chuvas ocorrem de forma mais isolada. Já para a porção Centro-Sul, o tempo firme continua. Saiba mais detalhes aqui.
Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua a atuar e chuvas volumosas persistem sobre as regiões Norte e Nordeste e parte do Sudeste. Há alerta de temporais também para parte da Região Sul.