Mais uma massa de ar polar a caminho e chega no feriado prolongado!

Uma nova massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil já no feriado prolongado de Corpus Christi! Há potencial para novos eventos de geada abrangente e com registro de temperaturas negativas. Saiba mais sobre a tendência aqui.

alerta de geada
Nem deu tempo de a massa de ar polar desta semana ir embora e já há outra a caminho!

Sem trégua neste início de inverno! Frentes frias frequentes e principalmente a incursão de massas de ar polar. O centro-sul do Brasil irá enfrentar mais um fim de semana bastante gelado, com potencial para temperaturas negativas e geadas abrangentes.

Massa de ar polar, temperaturas negativas e geada forte

Desde o último fim de semana uma intensa massa de ar polar vem atuando no Brasil, conseguindo influenciar o tempo até mesmo parte do leste do Nordeste neste início de semana. O sistema provocou geadas abrangentes e de até forte intensidade na Região Sul. Temperaturas negativas também estão sendo destaque e sendo registradas por vários dias consecutivos.

Destaque desta semana também é o avanço de uma frente fria que traz de volta os risco de temporais e chuvas intensas já no feriado de Corpus Christi no centro-sul do Brasil.

No fim desta semana, durante o feriado de Corpus Christi, uma frente fria se forma sobre a Região Sul e uma intensa massa de ar polar também começa avançar pelo centro-sul.

A tendência aponta para o ar polar já atuando na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul por volta de meados da tarde da sexta-feira (17). No restante do dia e no fim da noite os ventos de sul conseguem transportar o ar frio até as regiões do estado de São Paulo que fazem divisa com o Paraná e até o sul do Mato Grosso.

No fim de semana, a massa de ar polar avança pelo centro-sul do país e tem uma trajetória muito semelhante ao sistema que vem atuando no Brasil, com o deslocamento mais para leste e, quando no oceano, influenciando o tempo no leste do Nordeste. No entanto, o ar frio não consegue chegar com tanta intensidade na Região Norte.

Próxima massa de ar polar traz risco para eventos de geada em várias localidades da Região Sul e de até forte intensidade. Há potencial para o registro de temperaturas negativas.

No sábado (18), as mínimas já ficam abaixo dos 4°C em várias áreas da Região Sul, proporcionando condições de geada fraca na Campanha, Região Central, no Oeste, nas Missões, no Norte e na Serra do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, possibilidade de geada de moderada intensidade somente na região da Serra.

O domingo (19) é o dia mais frio da Região Sul, com possibilidade de formação de geada de até forte intensidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção para o extremo sul e faixa leste. Há possibilidade para o Planalto e Oeste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Temperaturas negativas também são destaque, com possibilidade de ocorrerem, até o momento, na Serra e Planalto Catarinenses.

geadas
Temperaturas mínimas previstas pelo modelo ECMWF para o domingo, o dia mais frio.

No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, até então, o dia mais frio é a segunda-feira (20), mas a tendência aponta para temperaturas um pouco maiores em relação ao evento desta semana. Neste mesmo dia, a massa de ar polar diminui as temperaturas no leste do Nordeste e também contribui para o aumento das chuvas.

Vale lembrar que o cenário descrito acima se trata de uma tendência e os detalhes da intensidade da massa de ar polar está sujeita a mudanças. No entanto, o sistema irá atuar e fará bastante frio, com alta probabilidade para geadas.