Semana de calor, temporais no Sul e chuvas volumosas no Nordeste

A atuação de bloqueio atmosférico favorece o tempo seco e quente em boa parte do país e chuvas no sul da Região Sul e no leste do Nordeste. Temperaturas podem chegar próximas aos 40°C em algumas localidades e há risco de temporais.

calor alerta de temporais
Temperaturas podem chegar próximas aos 40°C no Brasil Central. Sistema frontais trazem potencial pare temporais no Sul. Chuvas volumosas no Nordeste.

Bloqueio atmosférico continua atuando e semana será seca e quente em boa parte do país. No entanto, um sistema frontal consegue atuar no Rio Grande do Sul e leva potencial para a ocorrência de temporais. No leste do Nordeste, a previsão de chuvas continuam e há risco para eventos de moderada a forte intensidade.

Frente fria e temporais no Rio Grande do Sul

Devido à atuação de um bloqueio atmosférico, os sistemas frontais não conseguem avançar pelo centro-sul do país. No caso desta semana, os sistema frontais conseguem atuar no Rio Grande do Sul.

Alerta de temporais para o Rio Grande do Sul neste segunda-feira e na quarta-feira.

Nesta segunda-feira (04), um sistema frontal atua na metade sul do Rio Grande do Sul contribuindo para o tempo instável e para chuvas de até forte intensidade já pela manhã no Oeste, na Região Central, na Campanha, no sul e sudeste do estado e na região metropolitana de Porto Alegre. Mais para o final do período, as chuvas ganham intensidade e há potencial para temporais.

No período da tarde, as instabilidades se deslocam para o sul e, assim, as chuvas ficam concentradas na Campanha, sul e sudeste do Rio Grande do Sul, com potencial para temporais e chuvas de até forte intensidade, que diminuem entre a metade do período e início da noite, retornando com força entre o fim da noite e a madrugada.

temporais
Chuvas ficam mais restritas ao sul do Rio Grande do Sul até meados da semana. Há risco para temporais.

No decorrer de toda a semana, o mesmo padrão se mantém com chuvas restritas à metade sul do território gaúcho. No entanto, a condição se torna mais restritiva até a quinta-feira (07), com precipitação ocorrendo somente na Campanha e Sul, onde há potencial para novos eventos de temporais somente na quarta-feira (06). Na sexta-feira (08), as instabilidades tendem a retornar para o Oeste, Região Central e região metropolitana de Porto Alegre.

Tempo seco e quente do Sul ao Norte

Como já comentado, o bloqueio atmosférico dificulta o avanço de frentes frias e, consequentemente, de massas de ar frio. Assim, o tempo firme predomina e o escoamento de norte passa a atuar favorecendo o transporte de ar quente de norte a sul, o que proporciona o aumento das temperaturas e um período de calor em pleno inverno.

No Rio Grande do Sul e até o sul do Paraná, as temperaturas continuam mais amenas, mas a partir do nordeste de Santa Catarina e do norte do Paraná, as máximas ficam próximas dos 30°C e podem chegar aos 38°C no Brasil Central.

As temperaturas máxima no Brasil podem atingir valores próximos aos 40°C nas áreas próxima à fronteira oeste com o Paraguai.

No norte catarinense e paranaense as máximas podem chegar aos 28°C e 29°C. No centro-norte e oeste paulista as temperaturas já podem passar dos 30°C. Nas demais regiões do Sudeste, somente o extremo norte e oeste de Minas Gerais podem registrar máximas acima dos 30°C. Na capital paulista, as máximas da semana variam entre 25°C e 27°C, no Rio de Janeiro de 27°C a 28°C, em Belo Horizonte de 25°C a 26°C e em Vitória de 25°C a 27°C.

Já no Centro-Oeste, as temperaturas passam facilmente dos 30°C, sendo que nas localidades do norte e oeste do Mato Grosso do Sul e do centro-oeste do Mato Grosso, as máximas podem chegar aos 38°C e até mesmo aos 39°C nas regiões de fronteira com o Paraguai.

Chuvas não dão trégua ao leste do Nordeste

A intensidade das chuvas varia ao longo da semana no leste do Nordeste, mas não deixam de acontecer desde o leste da Bahia até o Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (04), as chuvas ainda acontecem com moderada forte intensidade entre o leste de Alagoas e o Rio Grande do Norte, sendo mais volumosas a partir de Pernambuco. Previsão de chuva fraca ao longo do dia, alternando com período de melhoria no leste da Bahia até o Sergipe.

alerta chuvas volumosas
Chuvas no leste do Nordeste retornam com moderada a forte intensidade na quinta-feira (07).

Até a quarta-feira (06), a precipitação diminui e não traz potencial para volumes elevados. Já na quinta-feira (07), volta a chover com moderada a forte intensidade no leste de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, e em todo o Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (08), a precipitação volta a perder intensidade.