Chuva volumosa e temporais serão destaque no Brasil nos próximos dias

Além da intensa massa de ar polar que provocará geadas no Sul do Brasil, chuvas volumosas e temporais também serão destaque nas Regiões Sul, Sudeste e também no Nordeste, com potencial para transtornos. Confira mais detalhes.

alerta chuvas temporais
Além do frio intenso, chuvas volumosa e temporais serão destaque nos próximos dias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste!

Semana agitada meteorologicamente falando, com chuvas já ocorrendo em parte do Brasil Central e com previsão de mais precipitação sobre o Sudeste e Centro-Oeste em pleno período seco!

Além disso, uma intensa massa de ar polar irá afetar todas as regiões do país, com formação de geada e temperaturas negativas na Região Sul somado aos alertas de ventos de até 100 km/h no leste do Rio Grande do Sul devido à atuação de um ciclone extratropical.

Tantos sistemas pelo país e ainda tem mais o que falar nos próximos dias! Há o retorno dos temporais para a Região Sul e o aumento das chuvas nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. No leste do Nordeste, também volta a chover com maior intensidade, o que mantém o potencial para novos deslizamentos e alagamentos.

Alerta de chuvas intensas e temporais na Região Sul

Uma região de cavado que já vem atuando sobre o estado do Mato Grosso do Sul, se intensifica ao longo da madrugada e se desloca em direção a Região Sul.

No norte, noroeste e oeste do Paraná as chuvas e temporais previstos podem acumular 50 mm em menos de 24 horas.

Na manhã da quinta-feira (09), alerta de chuvas intensas e temporais no norte, noroeste e oeste do Paraná, se estendendo para o sudoeste no fim do período. No período da tarde as chuvas de até forte intensidade passam a ocorrer também na porção central e sul do Paraná e no norte do oeste de Santa Catarina. No leste paranaense, passa a chover de forma mais isolada e fraca.

alerta temporais
Quinta-feira com temporais e chuvas intensas sobre o estado do Paraná.

Mais para o fim do dia e noite, as pancadas e os temporais ainda ocorrem no norte, centro e sul do Paraná e passam a ocorrer também em todo o leste do estado, se espalhando para o norte de Santa Catarina.

Na sexta-feira (10), a intensa massa de ar polar já começa a atuar, mas há previsão de chuva de fraca intensidade pela manhã no sul e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e também, de forma mais isolada, entre a serra e região metropolitana de Porto Alegre do Rio Grande do Sul.

Chuvas aumentam no Centro-Oeste e no Sudeste

Na quinta-feira (09), o tempo instável se mantém e há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial para temporais ao longo do dia no Mato Grosso do Sul, no sul e metade oeste do Mato Grosso. Previsão de redução da precipitação a partir do fim da tarde.

Destaque para o aumento do potencial das chuvas no Sudeste. No período da manhã há previsão de chuva mais isolada, mas que podem ocorrer com moderada a forte intensidade no oeste e noroeste do estado de São Paulo e no extremo oeste do Triângulo Mineiro.

No Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso os acumulados podem chegar aos 70 mm em 48 horas.

No período da tarde, as instabilidades avançam pelo Sudeste contribuindo para pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais no centro-norte paulista, no sul de Minas Gerais e na porção leste do estado de São Paulo, que inclui o Vale do Paraíba, o litoral norte e regiões próximas a Campinas. Há a possibilidade de pancadas no sul do Rio de Janeiro.

A partir do fim do dia e durante a noite, as pancadas se espalham por todo o leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, com chuvas de moderada a forte intensidade ainda ocorrendo no oeste e região da divisa com o Paraná.

Sexta-feira (10), com atuação de uma frente fria intensa e que proporciona mais um dia de chuvas sobre parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Pela manhã, há alerta de chuvas intensas e temporais no centro, oeste e sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, há previsão de chuva em praticamente todo o estado, com exceção para o oeste. No sul e leste paulista, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, com potencial para pancadas mais intensas no sul. No restante do estado, chove com fraca intensidade. Previsão de chuva fraca também para o oeste do Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

No estado de São Paulo os volumes previstos variam entre 20 e 50 mm sendo mais elevados no oeste e na porção litorânea em 48 horas. No Rio de Janeiro o acumulados é de 35 mm em 24 horas.

No período da tarde, as chuvas mais intensas continuam no estado do Mato Grosso, mas reduzem de intensidade nas horas seguintes até o período da noite, quando não há mais precipitação e o ar frio e seco passa a predominar.

No Sudeste, as pancadas ocorrem no norte e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Há potencial para temporais em meados do período na região metropolitana da capital, na região de Campinas e no Vale do Paraíba.

Frente fria Rio de Janeiro
Frente fria atua no Rio de Janeiro e contribui para chuvas de fraca a moderada intensidade em todo o estado.

No fim da tarde e no período da noite, a frente fria atua de forma mais costeira e avança sobre o Rio de Janeiro, deixando alertas de temporais.

Alerta de aumento das chuvas no leste do Nordeste

Nos próximos dias a circulação de leste ganha intensidade e volta a chover com maior intensidade e persistência no leste do Nordeste.

Na quinta-feira (09), o tempo fica chuvoso entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo entre o meio da manhã e o meio da tarde, e com fraca intensidade no restante do dia.

Com a o retorno das chuvas no leste do Nordeste, há potencial de novos deslizamentos de terra.

Na sexta-feira (10), chove desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, mas com fraca intensidade e alternando com período de melhoria durante boa parte dessa faixa do Nordeste. No entanto, há alerta de chuva forte na primeira parte da manhã entre Maceió e o litoral sul de Pernambuco.

alerta chuvas Nordeste
Sábado é o dia com maior potencial de chuvas para o leste do Nordeste.

No sábado (10), a precipitação ocorre com maior intensidade. Nas primeiras horas da manhã, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade desde Sergipe até o Rio Grande do Norte.

Até o próximo sábado, os acumulados entre Sergipe e o Rio Grande do Norte podem passar dos 60 mm.

No restante do dia, as chuvas diminuem em boa parte, mas se mantêm intensas entre Sergipe e o Alagoas, com possibilidade de atingirem também o leste pernambucano no período da tarde.