Fim de semana com formação de ciclone, frente fria e alerta de temporais

Chuvas intensas e temporais ainda acontecem na Região Sul do Brasil nos próximos dias, com a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria. Destaque também para a atuação de uma massa de ar polar.

alerta temporais, ciclone e frente fria
Tempo instável continua e o risco de chuvas intensas e temporais também, devido à formação de um ciclone extratropical e sua frente fria.

Chuvas voltaram a ocorrer na Região Sul no início deste mês e até então há uma boa frequência de sistemas e eventos intensos de precipitação. No entanto, as chuvas mais persistentes e os maiores volumes ficaram restritos ao estado do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina.

Nos próximos dias não será diferente, novos eventos volumosos e tempestivos estão previstos para a Região Sul através da formação de um ciclone extratropical e do avanço de sua frente fria associada. Além disso, também no fim de semana uma massa de ar polar também influencia boa parte do centro-sul.

Alerta de chuvas intensas e temporais que podem vir com granizo

Durante a sexta-feira (15) uma região de cavado se desloca sobre o Rio Grande do Sul provocando chuvas e até mesmo temporais durante boa parte do dia, com diminuição da intensidade da precipitação a partir do meio da tarde.

No entanto, na madrugada do sábado (16), uma nova região de cavado se forma e durante o período novas instabilidades provocam chuvas de moderada a forte intensidade na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul.

No início da manhã, a região de cavado evolui para uma baixa pressão e potencializa as chuvas, que se espalham por todo o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina no decorrer do período. Alerta de intensas temporais, chuvas volumosas e potencial para queda de granizo. Pancadas isoladas podem atingir também a porção central catarinense e o sudoeste do Paraná.

Alerta de chuvas intensas e temporais, que podem vir acompanhados de granizo. Os acumulados podem chegar aos 100 mm.

No período da tarde, a baixa pressão se desloca para sul evoluindo para um ciclone extratropical, que se forma de vez por volta do fim da tarde. Assim, as chuvas de moderada a forte intensidade continuam em todo o Rio Grande do Sul e de forma mais isolada no oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná, ocorrendo de forma mais abrangente e intensa no fim do período.

No período da noite, o ciclone está formado e a frente fria se forma sobre o norte gaúcho, sul e meio-oeste catarinenses, sul, centro e oeste paranaenses. Alerta para a ocorrência de temporais isolados nessas áreas.

ciclone
Ciclone contribui para rajadas de vento mais intensas que podem atingir os 85 km/h nas regiões litorâneas e no oceano.

No decorrer da madrugada de domingo (17), a frente fria perde intensidade, mas ainda leva potencial para chuvas de até forte intensidade no centro-sul e leste do Paraná. No norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem com muita fraca intensidade. Mais para o fim do dia , mesmo com a atuação da massa de ar polar e seco, um pequeno cavado se forma e há possibilidade de pancadas isoladas no norte e leste do Paraná e nas regiões do estado de São Paulo próximas à divisa com território paranaense.

Massa de ar polar e o potencial para geadas

Mesmo com o avanço da massa de ar polar há muita nebulosidade, mas sem ocorrência de chuva forte em boa parte da Região, com exceção do norte e leste do Paraná no domingo (17). O dia será bastante frio, com mínimas ocorrendo no fim da noite devido ao deslocamento do núcleo do ar polar sobre a Região Sul.

geadas
Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira.

No período da noite, com a massa de ar frio atuando mais no oceano, os ventos de leste e sudeste consegue transportar umidade e, assim, favorece à ocorrência de chuva fraca e chuvisco em todo o leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, em toda a faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para a formação de geada só há condições na segunda-feira (18) no Rio Grande do Sul, nas regiões Oeste, Campanha, Central e no sudeste do estado.