Massa de ar frio no fim de semana: geada e até chuva são destaques

A primeira massa de ar frio do inverno chega ao Brasil e será o principal fator do fim de semana. O sistema traz potencial para formação de geada e também favorece chuva em parte do leste do Brasil. Confira a previsão para o fim de semana.

chuva e frio
Atuação de massa de ar frio diminui o risco de chuvas intensas e temporais no país, mas ainda há previsão de chuva no fim de semana.

O sistema frontal, que vinha provocando chuvas intensas e temporais na Região Sul, se afasta nos próximos dias, reduzindo o potencial das chuvas e permitindo a atuação de uma massa de ar frio, a primeira do inverno.

O ar frio tem potencial para mais eventos de geada e a posição da alta pressão, que representa a massa de ar frio, contribui também para chuvas em regiões costeiras do centro-sul. A seguir os detalhes da previsão.

Sábado com sensação de frio, muita nebulosidade e chuva fraca

A frente fria ainda atua sobre a Região Sul, mas também influencia parte do Sudeste. A massa de ar polar já consegue influenciar parte do centro-sul do país, com ventos de sul transportando o ar frio até o leste paulista.

O dia fica nublado e frio em praticamente todo o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul, oeste e leste do Paraná e na faixa leste paulista, incluindo a região metropolitana da capital São Paulo. Há potencial para chuvisco, alternando com período de melhoria no norte e oeste catarinenses, no sul e leste paranaenses e no leste paulista, com início da precipitação na capital São Paulo a partir da tarde.

No Rio de Janeiro e no extremo sul mineiro, a nebulosidade aumenta bastante a partir do meio da tarde e com previsão de chuva fraca ao longo da noite.

No Oeste e porção oeste da Campanha do Rio Grande do Sul, sensação de frio e sol entre poucas nuvens. Já no norte do Paraná, o tempo firme predomina, com temperaturas amenas.

Nas demais regiões do Sudeste e no Centro-Oeste, tempo seco, com grande amplitude térmica: sensação de frio na madrugada e noite, e calor no período da tarde com máxima em torno dos 30°C.

No Nordeste, o destaque fica para a circulação de leste, que contribui para o tempo mais nublado e a ocorrência de chuva fraca e isolada pela manhã até o meio da tarde. As chuvas mais abrangentes acontecem entre Sergipe e Alagoas. Não há potencial para eventos extremos.

Domingo com risco de geada e aumento da chance de chuva

Massa de ar polar consegue avançar um pouco e aproxima o seu núcleo do sul do Rio Grande do Sul. Assim, o tempo fica mais firme em boa parte do território gaúcho, com tempo ainda fechado em toda a faixa leste e nordeste. Com o tempo mais frio e seco, há potencial para geadas na Campanha e mais pontualmente na Região Central.

O risco de geada é somente para o domingo. Na próxima semana outros sistemas frontais atuam no extremo sul do país e não conseguem avançar pela Região Sul, sem haver a incursão de massa de ar frio intensas.

Nos estados de Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica nublado e frio com ocorrência de chuvisco no norte catarinense e no leste paranaense. Tempo mais firme com sol entre poucas nuvens no norte e noroeste do Paraná.

Na Região Sudeste, tempo nublado e frio no sul e leste paulista, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no sul e leste de Minas Gerais. Há previsão de chuva fraca na faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, sem novidades, mais um dia de tempo seco e grande amplitude térmica, com frio na noite e madrugada, e calor no período da tarde.

No Nordeste, destaque novamente para o leste da Região, com aumento da nebulosidade e previsão de chuva fraca e pontualmente pela manhã no sul e norte da Bahia, em Sergipe até o Pernambuco. O tempo fica mais firme a partir da tarde. Não há potencial para eventos extremos.