Mais alertas de tempo severo, frente fria e ar polar nos próximos dias

As chuvas não dão trégua para parte do centro-sul do país nos próximos dias. A atuação de cavados e de uma frente fria traz potencial para chuvas intensas e temporais. Além disso, uma nova massa de ar polar também vai avançar.

alertas de tempo severo; geadas
Nos próximos dias novos temporais estão previsto e podem ocorrer com granizo.

O bloqueio atmosférico que vinha atuando finalmente enfraqueceu e permitiu o avanço de uma frente fria e a incursão de uma massa de ar polar por parte do centro-sul do país.

O sistema frontal contribuiu para chuvas intensas, temporais e fortes rajadas de vento na Região Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, no leste da Argentina e no Uruguai. Já a massa de ar polar, derrubou as temperaturas trazendo de volta o clima de inverno. Geadas também voltaram a ser destaque, porém neste último evento ocorreram de forma mais pontual.

Nos próximos dias, a atuação de cavados e o processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada trazem novos alertas de tempo severo sobre a Região Sul e o Mato Grosso do Sul. Além disso, uma nova massa de ar polar avança pelo centro-sul do país.

Alertas de temporais, chuvas intensas e granizo

Na quarta-feira (13), a frente fria atua de forma costeira no Rio de Janeiro e a massa de ar polar se encontra entre o continente e o oceano, o que favorece os ventos perpendiculares à costa, desde o norte de Santa Catarina até o território fluminense. Assim, o tempo fica nublado, frio e com chuva fraca ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria.

Até o fim da semana os acumulados podem chegar aos 100 mm no Rio Grande do Sul. Os temporais podem vir acompanhados de granizo nos três estados da Região Sul.

A partir do meio da tarde, a massa de ar frio se afasta para o oceano, o que possibilita a formação de uma região de cavado entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Assim, por volta do fim da tarde, pancadas ocorrem no sul mato-grossense-do-sul, no oeste, noroeste e norte paranaenses. Nas horas seguintes, as instabilidades ganham intensidade e há possibilidade de chuva forte e temporais no norte, oeste e sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul.

No decorrer da madrugada e até o início da manhã da quinta-feira (14), a região de cavado se desloca para sudeste e se aprofunda, favorecendo o maior desenvolvimento da instabilidades e a sua atuação em boa parte da Região Sul.

Alerta de temporais e chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de granizo em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul, com exceção do sul, em todo o estado de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná.

No decorrer da manhã, a precipitação se torna mais desorganizada no interior da Região, mas no sul do Rio Grande do Sul e em toda a faixa leste da Região Sul, os alertas de chuvas intensas e temporais continuam.

alerta temporais
Na manhã de quinta-feira há alertas de chuvas intensas e temporais em boa parte do leste da Região Sul.

No período da tarde uma outra região de cavado se forma mais ao sul entre a Argentina e o Rio Grande do Sul e novas instabilidades se formam na Região Sul. Alerta para chuvas de forte intensidade e temporais no Oeste, Campanha e centro-sul do estado. No leste e nordeste gaúcho, sul e leste de Santa Catarina a previsão é de chuvas de fraca a moderada intensidade. No período da noite as instabilidades se concentram no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, mantendo os alertas de tempo severo.

No decorrer da sexta-feira (15), a região de cavado se intensifica cada vez mais para no período da noite dar origem a um ciclone extratropical. Nesse processo, chuvas de forte intensidade e temporais, que podem acontecer com granizo, deixam em alerta boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção para o extremo norte e nordeste do estado, onde o tempo fica mais nublado, mas com aparecimento do sol.

Tendência para o sábado: frente fria avança com alertas de tempo severo

Com o ciclone formado, a frente fria não tarda a se desenvolver ao longo da madrugada do sábado (16) sobre o Rio Grande do Sul e avançar ao longo do dia pela Região Sul, influenciando o Mato Grosso do Sul a partir do fim da tarde.

alerta de tempo severo
Ciclone extratropical e sua frente fria associada que contribuem para o tempo severo na Região Sul no sábado.

No decorrer do dia há alertas para intensos temporais conforme o sistema frontal avança em todo a Região Sul até o sul do Mato Grosso do Sul. O maior potencial para transtornos está na ocorrência de intensas rajadas de vento.

Tendência para o domingo: massa de ar polar passa a atuar e favorece geadas

Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar polar passa a atuar em parte do centro-sul do país, influenciando toda a Região Sul, o Mato Grosso do Sul, parte do estado de São Paulo e o Rio de Janeiro.

risco de geada
Temperaturas mínimas do domingo trazem possibilidade para valores abaixo de 5°C no Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul.

As temperaturas diminuem e o tempo firme predomina, porém o destaque fica para o risco de geada no fim da madrugada e início da manhã no Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul. Não há expectativa para um evento intenso e muito abrangente.