tempo.com

Semana começa com formação de frente fria, temporais e chuvas intensas

Mais uma frente fria se forma sobre a Região Sul e há potencial para chuva de até forte intensidade. Em parte do Sudeste e Centro-Oeste, também há previsão de chuva. No leste do Nordeste, mais dias de chuva pela frente. Confira os alertas e destaques da previsão do tempo.

alertas temporais
Chuvas voltam a ocorrer no Sul e há potencial para temporais. Pancadas também acontecem no Centro-Oeste e no Sudeste. Chuva volumosa no Nordeste.

As chuvas não dão trégua neste mês de junho e mais eventos estão previstos para parte do centro-sul do país e para o leste do Nordeste no início desta semana. Há potencial para temporais e de chuvas de forte intensidade. Confira os alertas e destaques da previsão do tempo.

Alertas e destaques para a segunda-feira, 20 de junho

Pela manhã no centro-sul do país, o destaque fica para a formação de uma região de cavado que deixa o tempo instável entre os estados dos Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Há potencial para chuvas mais isoladas e de até forte intensidade no norte e noroeste paranaense, no extremo sul mato-grossense-do-sul, no oeste, centro e porção mais norte do leste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.

No decorrer do dia, as instabilidades perdem intensidade e migram para o norte e nordeste de São Paulo e para as demais áreas do sul mineiro. As chuvas ocorrem de forma isolada e de até moderada intensidade, sem potencial para transtornos e sem ocorrência de precipitação a partir do fim da tarde.

alerta temporais
Chuvas de até forte intensidade ocorrem já pela manhã em parte do centro-sul do país. No Nordeste, a precipitação é menos intensa.

Nas demais áreas do centro-sul, o tempo firme e ensolarado predomina com exceção para a faixa leste que vai do norte de Santa Catarina e vai até o Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, onde o tempo fica nublado. Previsão de chuva fraca ao longo do dia, somente na faixa leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

No leste do Nordeste, a circulação de leste aumenta e influencia boa parte do leste da Região. Assim, o dia fica nublado e chuvoso desde a região de Salvador até o Rio Grande do Norte, com chuvas variando de intensidade e ocorrendo de fraca a moderada intensidade.

Alertas e destaques para a terça-feira, 21 de julho

O destaque para o processo de formação de uma frente fria na Região Sul. Na madrugada, uma região de cavado se forma sobre o leste da Argentina e o sul do Paraguai e se desloca posteriormente em direção ao Sul do Brasil.

Há potencial de temporais e chuva forte que podem vir acompanhados de granizo.

No início da manhã, há previsão de chuvas de até forte intensidade no Oeste e região das Missões do Rio Grande do Sul. No decorrer do período, as instabilidades aumentam e ganham abrangência e deixam alerta para chuvas intensas e temporais, que podem vir acompanhados de granizo, no Oeste, região Central, Missões e norte do Rio Grande do Sul. Nas regiões do oeste de Santa Catarina, de divisa com o território gaúcho, há potencial para pancadas isoladas.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as chuvas intensas também atingem o leste e a região da Serra do Rio Grande do Sul, deixando em alerta para temporais a região metropolitana de Porto Alegre. No sul de Santa Catarina, também começa a chover, com fraca a moderada intensidade. Essa condição se mantém ao longo de toda a tarde.

No período da noite, as instabilidades ficam mais desorganizadas, mas ainda há potencial para chuvas de forte intensidade na Região Central, no Leste e Missões do Rio Grande do Sul, e no extremo sul e oeste de Santa Catarina. Chuvas de fraca intensidade passam a ocorrer na Campanha Gaúcha.

alerta tempo severo
Processo de formação de uma frente fria traz de voltas as chuvas intensas para o Rio Grande do Sul.

Nas demais regiões do Sul e Sudeste, o tempo fica firme, com maior concentração de nuvens pela manhã e possibilidade de chuva fraca somente no Espírito Santo.

No leste do Nordeste, mais um dia nublado e com chuva em boa parte do leste da Região, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo ao longo do dia na faixa entre Salvador e Recife.

Alertas e destaques para a quarta-feira, 22 de junho

Na madrugada a frente fria já se encontra formada e avança pela Região Sul, provocando chuvas intensas e temporais no norte do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina. No decorrer da manhã as chuvas perdem intensidade e espalham pelo território catarinense, com tempo firme ainda para o norte do estado.

alerta
Instabilidades avançam até parte do estado de Santa Catarina.

A partir do fim da manhã e início da tarde, o sistema frontal recua e volta a provocar chuvas intensas na metade norte do Rio Grande do Sul e chuva fraca a moderada na região da Campanha do estado. No sul catarinense e regiões de divisa próximo ao norte gaúcho, há previsão de chuva fraca. Essa condição se mantém até o período da noite, com precipitação oscilando de intensidade.

alerta chuvas intensas
Chuvas intensas voltam a se espalhar pelo Rio Grande do Sul.

No restante da Região Sul e nas demais regiões do centro-sul do país, o tempo firme e ensolarado predomina, sem possibilidade de chuva.

Volumes no leste do Nordeste podem passar dos 70 mm até a quarta-feira, quando ocorre a precipitação mais intensa.

No leste do Nordeste, a precipitação aumenta de intensidade e há alerta de chuva volumosa entre Recife e Natal, com potencial para alagamentos e inundações. Não se descarta a possibilidade de deslizamentos. Mais para o fim do dia, as chuvas mais intensas passam a ocorrer entre Recife e Maceió.