O frio intenso retorna! Duas massas de ar polar nos próximos 10 dias

O bloqueio atmosférico termina e o clima de inverno retorna para parte do centro-sul. Duas frentes frias e duas massas de ar polar conseguem atuar nos próximos 10 dias no Brasil. Temporais e geadas podem ocorrer nos três estados da Região Sul, com sistema frontal chegando até o Sudeste!

inverno geada
Fim do bloqueio e retorno das chuvas e do frio intenso no centro-sul do país. Nos próximos 10 dias, duas massas de ar polar trazem risco de geadas.

O fim do bloqueio atmosférico e do veranico está próximo. Já no início da próxima semana o padrão de inverno retorna com o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar, sendo que ambos os sistemas conseguem chegar até as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Por volta do dia 17 outra frente fria e ar polar estão previstos.

Essas incursões de sistemas frontais e de massas de ar polar trazem potencial para temporais, chuvas intensas e ocorrência de geadas abrangentes!

Avanço da frente fria e a primeira incursão de ar polar de julho

Na próxima segunda-feira (11), uma região de cavado se forma ao sul do Rio Grande do Sul e sobre o Uruguai, evoluindo ao longo do dia para uma baixa pressão e deixando em alerta para tempo severo a metade sul e o noroeste gaúcho.

Na terça-feira (12), a baixa pressão evolui para um ciclone extratropical e sua frente fria associada já durante a madrugada e início da manhã. As chuvas e temporais passam a ocorrer nas demais regiões do Rio Grande do Sul e também no oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Ao longo do dia, a frente fria avança com rapidez e no período da tarde a frente fria atua entre os estados do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, proporcionando chuvas mais isoladas, mas que podem ocorrer com forte intensidade. No restante do dia, o sistema frontal atua de forma mais costeira, mas consegue mudar o tempo também na capital paulista e porção central do estado de São Paulo.

Início de semana agitado com alerta de temporais, potencial de granizo e a incursão de uma massa de ar polar que possibilita a formação de geadas.

Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar polar também passa a avançar pelo centro-sul do país, com o ar frio já atuando em parte da Região Sul e do Mato Grosso do Sul na madrugada e manhã, e no fim do dia até o território paulista.

As mínimas do dia acontecem no fim da noite e a tendência do modelo ECMWF prevê temperaturas abaixo de 3°C e 4°C na Campanha Gaúcha e abaixo dos 10°C no restante do Rio Grande do Sul, em boa parte e Santa Catarina, até o oeste, sudoeste e sul do Paraná. Na capital paulista, as mínimas podem chegar aos 15°C.

Na quarta-feira (13), que são registradas as menores temperaturas da semana, com mínimas ocorrendo no início da manhã e ficando abaixo dos 5°C em várias localidades da Região Sul, onde há potencial para geada na Campanha, Região Central, Oeste, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, Serra e Planalto de Santa Catarina. Nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, mínimas de 14°C e 21°C, respectivamente.

A segunda massa de ar polar

No fim de semana dos dias 16 e 17, a tendência dos modelos apontam para a formação de outro ciclone extratropical e sua frente fria associada. Assim, no início da semana uma massa de ar polar pode atuar no centro-sul do país, levando potencial para mais um episódio de geadas abrangentes e, até mesmo de com temperaturas negativas.

O cenário descrito ainda se trata de uma tendência e está sujeito à mudanças que podem trazer diferenças na intensidade e amplitude avanço da massa de ar polar nos próximos dias.