Os vídeos mais impactantes de 2019: top 10 de tempo severo no mundo

Não perca a seleção de vídeos virais que fizemos no Meteored com a meteorologia como protagonista: Fani, Tufão Hagibis, Acqua Alta de Veneza e o turco que voou com um guarda-chuva.

youtube video id=yGbRr5HiJiA

Em Meteored, fizemos uma seleção dos vídeos mais impressionantes e virais do ano de 2019 que tiveram a meteorologia como protagonista. Nele pode ser visto a espetacular super célula em 13 de julho na província de Alberta, no sudoeste do Canadá até o homem que voou com um guarda-chuva na cidade turca de Osmaniye, no final de março. Também a 'acqua alta' de Veneza, que em 12 de novembro que atingiu a marca histórica de 187 centímetros, representando o pico mais alto desde 1966.

Este ano foi marcado por fenômenos que serão lembrados na história, como o ciclone Fani, que atingiu a Índia com rajadas de vento superiores a 200 km/h, mantendo a intensidade de um furacão da categoria 4. Outro nome próprio é o Hagibis, o poderoso super tufão que atingiu o Japão em meados de outubro, forçando a evacuação de milhões de pessoas. Esta é considerada a tempestade mais severa das últimas 6 décadas no arquipélago japonês. Hagibis forçou a suspensão da Copa do Mundo de Rugby e alterou o calendário do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1.

No Brasil tivemos os nossos eventos meteorológicos marcantes, mesmo não produzindo vídeos virais pelo mundo. A onda de frio em julho que provou geadas de forte intensidade em todo o Centro-Sul, sendo comparada com o evento da década de 70, quando foram registradas geada negra. Em novembro, chuvas torrenciais e persistentes deixaram em caos o sul do Espírito Santo, onde também ocorreram mortes por deslizamento de terra. No Sul, queda volumosa de granizo transformou a paisagem em cidade do Rio Grande do Sul. Outro evento muito importante para estudos no Brasil, foi a tempestade tropical Iba, que não provocou grande impactos, mas representou o segundo sistema tropical na costa brasileira, sendo o primeiro o furacão Catarina.