A neve está em vias de extinção? Os especialistas da Meteored opinam

Muitas das principais cadeias montanhosas do mundo têm menos dias de cobertura de neve e esta situação está a agravar-se noutras zonas menos influenciadas pela altitude. Especialistas em meteoros analisam a situação preocupante deste meteoro no Dia Mundial da Neve.

neve degelo
Hoje é o Dia Internacional da Neve e da Meteored queremos homenagear esse meteoro que está em tempos difíceis com o aquecimento global.

Há alguns anos, a Federação Internacional de Esqui propôs adicionar ao calendário o Dia Mundial da Neve, sempre coincidindo com o terceiro domingo de janeiro. Só hoje, portanto. Isso foi feito pensando no hemisfério norte, porque no sul o verão está agora em pleno andamento e, além disso, com temperaturas muito altas na Austrália ou na América do Sul que estão até batendo recordes. O aquecimento global está por trás desses eventos extraordinários da mesma forma que vem reduzindo a cobertura de neve, por meio de um ambiente mais quente do que há algumas décadas. Este dia não nasceu para falar de problemas ambientais, mas aproveitamos isso no Meteored para que nossos especialistas reflitam sobre a neve na atual mudança climática.

No nosso portal espanhol tiempo.com, o meteorologista José Miguel Viñas acredita que a neve está claramente em declínio e que esta tendência se manterá nas próximas décadas.

J.M. Viñas. Em Espanha e no resto dos países do sudoeste europeu já não neva como antes. A grande variabilidade da precipitação dificulta o estabelecimento de tendências, mas no caso particular da neve, a sua forte dependência da temperatura determina a sua maior ou menor frequência de aparecimento. O aquecimento global imparável significou um aumento da temperatura média na Espanha de 1,3ºC desde os anos 1960 (+1,7ºC em relação ao período 1850-1900) e este aumento foi acompanhado por uma diminuição –com altos e baixos– da neve dias, que, de acordo com as projeções climáticas, continuarão nas próximas décadas.

A redução da temporada de neve é particularmente pronunciada nas cotas médias e baixas das estâncias de esqui, o que obrigou a grandes investimentos em canhões de neve, que vão perdendo cada vez mais eficiência, à medida que episódios com temperaturas anormalmente elevadas se tornam mais frequentes. no inverno. Há também o paradoxo de que em altitudes elevadas (acima de 2.000 m), em alguns setores dos Pirineus e dos Alpes, o aumento da temperatura tenha causado um aumento na queda de neve no inverno. Este fator aumentou o teor de umidade do ar e, portanto, a precipitação.

A tendência crescente para um clima mais extremo está causando a eclosão de tempestades de neve particularmente intensas, o que contrasta com os períodos cada vez mais longos sem queda de neve.

Johannes Habermehl, especialista do portal alemão Meteored daswetter.com, considera que a queda de neve deste inverno na Europa não passou de uma anedota, e o pior é que é um cenário cada vez mais comum.

J. Habermehl. Até agora, o inverno na Europa Central e particularmente na Alemanha foi um verdadeiro fracasso. As temperaturas estão chegando a 2,5ºC acima da média climática. Tanto que em algumas regiões a mudança de ano trouxe valores recordes de até 18ºC. Tinha-se a sensação de que a primavera já havia chegado. A neve apareceu ocasionalmente nas cadeias de montanhas, mas nas planícies o clima de inverno é geralmente raro.

Devemos supor que haverá cada vez menos neve e gelo no futuro. Já este inverno apresentou queda de neve que mal foi um vislumbre na panela.

Depois de muitos dias ensolarados e secos, na próxima semana haverá novamente a opção de clima mais frio e talvez com neve. Teremos que esperar para ver se o inverno dá certo. Em geral, devemos supor que o inverno trará cada vez menos gelo e neve no futuro. Talvez em breve seja até um adeus inverno! Em tempos de mudança climática, está ficando mais difícil para a neve e o permafrost.

No resto da Europa não é muito diferente. Lá, também, o inverno tem sido bastante ameno por longos períodos. Embora tenha havido neve na Itália e na França recentemente, foi principalmente apenas um flash na panela. Em geral, espera-se cada vez menos neve na Europa no futuro. Os invernos também serão mais amenos.

Neve na Europa e as alterações climáticas
Mudanças projetadas na cobertura de neve na Europa até o final do século XXI.

E, finalmente, o especialista chileno Alejandro Sepúlveda, colaborador de meteored.cl, expressa sua preocupação com a perda de neve nas cordilheiras americanas e especialmente a observada nos Andes.

A. Sepúlveda. Os efeitos do aquecimento global não se refletem apenas nas temperaturas do planeta. A atual mudança climática está deixando as grandes cadeias montanhosas da América do Norte e do Sul sem sua cobertura invernal branca, tanto pela diminuição das nevascas -no inverno cada vez mais curto- quanto pelo aumento dos eventos de precipitação líquida em vez de sólida, e o derretimento acelerado da escassa neve com a chegada da primavera.

Estudos recentes indicam que os dias de neve nas cadeias montanhosas do oeste dos Estados Unidos estão contados, se não conseguirmos deter o aquecimento global: estima-se que nos próximos 40 a 60 anos os invernos podem passar sem que um floco de neve caia em suas cumes.

A neve nas cadeias montanhosas do leste dos Estados Unidos pode ter seus dias contados. Nos Andes, observou-se um decréscimo de 10% por década.

Algo não tão diferente ocorre nos extensos Andes da América do Sul, onde se observa uma diminuição de mais de 10% do volume de neve que cai na região a cada década, como resultado das extensas secas que afetaram vastas áreas do o continente. As geleiras, grandes gelos antigos que dependem da neve do inverno, podem desaparecer quase completamente dos Andes durante este século, comprometendo o abastecimento de água para as comunidades e vales que se desprendem durante o verão.