O primeiro vídeo em 4K feito do espaço

Você nunca viu um vídeo da Terra do espaço em 4K, hoje será o primeiro dia! Uma empresa britânica quer que todos nós tenhamos acesso a essas fotos de alta resolução em breve.

Juan José Villena Juan José Villena Tiago Robles 28 Maio 2019 - 17:19 UTC

A empresa britânica Sen atingiu o seu propósito: gravar a Terra a partir do espaço em 4K, e além disso, ao vivo. A ideia é atraente mas, além disso, implica em uma revolução, porque pretende democratizar o acesso às imagens de satélite com uma definição sem precedentes. Inicialmente, a Sen pretende que qualquer pessoa possa acessar a partir do seu smartphone às imagens em alta resolução. O seu fundador e diretor executivo, Charles Black, tem trabalhado desde 2014 neste projeto, declarado como “benéfico para a humanidade”. Ter esta informação seria de enorme valor para o seguimento de fenómenos meteorológicos extremos, tais como os furacões, ou outras catástrofes ‘mais terrestres’, como os incêndios.

A plataforma conta com seis câmeras de vídeo e um computador para poder armazenar as fotografias e processá-las. Neste compilado se tem parte das primeiras seis sequências (aqui pode vê-las em 4K) filmadas em tempo real com as câmeras 4K, que também são robóticas para poder mudar de plano quando for conveniente e possuem lentes grande angular. “Esta missão valida a nossa tecnologia central, que será implementada no futuro nos nossos satélites à medida que a Sen for desenvolvendo o seu negócio de transmissão de vídeos a partir do espaço”, declara Black. A longo prazo pretendem incluir esta tecnologia em futuras expedições à Lua ou Marte, para tornar o espaço “universalmente acessível”. Vamos ter de esperar.

Publicidade