Cidades da França e Grécia ficaram soterradas após chuvas torrenciais

Lama e escombros cobriram as ruas de cidades gregas e francesas após chuvas torrenciais causadas pelo Ciclone Mediterrâneo Lanos e pela atuação de uma baixa pressão intensa sobre o continente, respectivamente. As imagens são de tirar o fôlego.

Asos
Condição de uma das ruas de Asos, na Grécia, após as enchentes do medicano Ianos.

A semana passada será muito difícil esquecer a nível meteorológico na Europa. Entre quinta e ontem, sábado, surgiram dois fenômenos anômalos que vão entrar para a história. De um lado, o "Medicano Lanos" no mar Jônico, que se dirigia para a Grécia com uma força incomum, mais digna de uma tempestade tropical no Caribe; de outro, uma intensa bolsa de ar frio nas camadas superiores da troposfera que deu origem a dois sistemas únicos: a famosa tempestade subtropical Alpha e ontem, com impacto ainda maior, um sistema convectivo de mesoescala que inundou o maciço de Cévennes, no sudeste da França. As cidades de Ásos e Valleraugue, a primeira na ilha grega de Cefalônia e a segunda na fronteira com o Golfo de Leão, tornaram-se o "marco zero" para esses dois eventos catastróficos.

As ilhas Jônicas na noite de quinta-feira receberam o impacto do "furacão mediterrâneo" que teve seu nascimento na costa da Líbia, há pouco mais de uma semana. Lanos - assim chamado pelo Observatório de Atenas - chegou acompanhado de rajadas de vento, que ultrapassavam os 100 Km/h e chuvas torrenciais. Ásos acabou ficando bem na zona mais ativa, submetida por todos esses fenômenos em seu expoente máximo. O resultado foi uma avalanche de água, lama e destroços que acabou engolindo casas e pelo menos 25 carros, segundo a mídia local. O jornal Ethos também informa que a maioria dos navios do porto foi "completamente destruída".

Os moradores de Ásos estão há dias sem energia elétrica e com acessos rodoviários parcial ou totalmente soterrados por deslizamentos, embora as últimas notícias já falem de uma normalidade crescente neste momento. Segundo o Observatório de Atenas e o site meteo.gr, muitas cidades acumularam entre 150 e 200 mm em apenas algumas horas, embora possa haver valores mais elevados, uma vez que as estações meteorológicas ficaram desativadas por falta de energia elétrica.

Valleraugue
A cidade francesa de Valleraugue na manhã de ontem no meio do sistema convectivo de mesoescala.

Mais de 700 mm em Valleraugue

Na França, o maciço de Cévennes recebeu ontem chuvas de até 700 mm em um dia, que é o total ostentando pela cidade de Valleraugue. O ar frio em altitude combinado com níveis de umidade ideais e um Mar Mediterrâneo aquecido criaram um enorme sistema convectivo de mesoescala. Esses tipos de tempestades são assustadores. Por algumas horas, tornam-se uma máquina perfeita de chuvas torrenciais.

Especificamente, o observatório Valleraugue totalizava 710 mm no dia 19 de Setembro, liderando uma lista de vinte municípios da região com cerca de 400 mm, que causaram vários danos, incluindo cortes de energia. De acordo com a empresa Météorage, a área registrou 17.766 descargas elétricas, com a atividade máxima concentrada no departamento de Garde.