Vulcão nas Ilhas Canárias entra em erupção!

A erupção vulcânica começa em La Palma, nas Ilhas Canárias. Nesta tarde, uma primeira explosão deu lugar a uma coluna de cinzas, gases e lava que já sobrevoa a zona de Las Manchas, nas proximidades do parque natural Cumbre Vieja.

Informações e imagens diretamente da Espanha! Por volta das 15h10, a primeira explosão ocorreu nas proximidades do parque natural Cumbre Vieja, La Palma, nas Ilhas Canárias. As câmeras da Radio Televisión Canaria registraram o momento exato em que a primeira nuvem de gases e cinzas se desprendeu do solo, na região de Las Manchas.

Ontem, os tremores diminuíram um pouco, porém nesta manhã, os terremotos tornaram-se cada vez mais constantes e intensos, a ponto de registrar vibrações de magnitude 4 pouco antes do meio-dia, o que ocasionou em alguns deslizamentos de terra na grande cordilheira vulcânica que atravessa o sul da ilha. Sua proximidade com a crosta, pressagiava uma erupção iminente.

E assim foi. Ao meio-dia, hora local, a terra começou a emanar lava e as últimas imagens já mostram como desliza pela encosta queimando a massa florestal em seu caminho. De acordo com o Instituto Vulcânico das Ilhas Canárias, de sexta-feira, 10 de setembro até hoje, foram registrados cerca de 25 mil terremotos e já foi apreciado um abaulamento do solo de aproximadamente 15 centímetros.

Para o Brasil, a atividade vulcânica ainda não proporcionou alertas e não deve proporcionar nenhum tipo de risco. A Meteored segue monitorando as informações.