Inundações e enxurradas provocam caos e mortes na Espanha
Na tarde de ontem chuva torrencial provocou o transbordamento do rio Cidacos, ao norte da Espanha, inundando as cidades de Tafalla, Olite e Pueyo. A chuva acumulou mais de 150 mm em poucas horas. Os vídeos são impressionantes e se espalharam pelo mundo.
INUNDACIONES TAFALLA | 100 l/m2 en unas pocas horas han caído en #Tafalla. Una situación histórica. Seguiremos informando... pic.twitter.com/l0uzHmmmh8
— Arnaitz Fernández (@Armeteo) 8 de julio de 2019
Na tarde de ontem chuva torrencial provocou o transbordamento do rio Cidacos, ao norte da Espanha, inundando as cidades de Tafalla, Olite e Pueyo. Até o momento, há a confirmação da morte de um motorista que foi arrastado ao longo de uma avenida. Os danos materiais são incalculáveis. Por volta do fim da tarde, hora local, tempestades estavam se deslocando através da Comunidade de Navarra, região de fronteira com a França, com chuvas muito intensas que rapidamente ganharam extensão. Em questão de horas, foram registrados cerca de 160 mm.
El desbordamiento del río Cidacos nos deja en #Tafalla imágenes como esta pic.twitter.com/MHYEN6XPKH
— SER Navarra (@SERnavarra) 8 de julio de 2019
As cidades da região ficaram isoladas, com todas as estradas de acesso inundadas. Vários moradores tiveram que passar a noite longe de suas casas devido à impossibilidade de chegar as suas casas.
Situación actual en el @Mercadona de #Tafalla
— Enrique Pérez de Eulate Igal (@ElTiempoNavarra) 8 de julio de 2019
Clientes y trabajadores subidos en la azotea para ser liberados pic.twitter.com/rSgWDaXGAN
As imagens se espalharam pelo mundo. Os carros flutuavam pelas ruas da cidade, enquanto e os proprietários dos veículos assistiam dos terraços de suas casas ou mesmo dos locais de trabalho, esperando a água baixar e serem resgatados. O rio passou de 0,11 metros de altura, no início da tarde, para mais de 4 metros, pouco depois das 22h. Nas horas seguintes a água começou a baixa, deixando uma camada espessa de lama em muitas ruas.
Impresionante el desastre en Tafalla. pic.twitter.com/sZmGBJTQXc
— Tafatrans V.Ruiz FS (@TafatransVRuiz) 8 de julio de 2019
O Governo de Navarra declarou surpresa com a natureza repentina do fenômeno e com a ausência de avisos laranja - alto risco - da AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) até o início dos temporais, que quando emitidos o caos já havia se instalado.