Uma noite de terror no noroeste da França causada pela depressão Alex

A depressão Alex entrou no dia 01 à noite pelo noroeste de França, após um processo de ciclogênese explosiva. Trouxe ventos com força de furacão, com rajadas de mais de 150 km/h, que causaram numerosos danos e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.

Na última quinta-feira, dia 01 de Outubro, pouco depois do anoitecer, a depressão Alex eclodiu no noroeste de França. A Bretanha francesa foi a região mais afetada pelo temporal. Nas ilhas de Morbihan, na noite anterior, os observatórios registaram rajadas de 150 a 180 km/h, equivalente à um furacão de categoria 2.

O dado mais extremo foi registado em Belle-Ile, uma pequena ilha de 85 km² que faz fronteira com a costa de Quiberon. Aí o anemómetro marcou uma rajada máxima de 186 km/h. Em Groix, também pertencente a Morbihan, o vento atingiu 157 km/h.

De acordo com as informações fornecidas pelas autoridades municipais, o serviço de emergência teve que atender mais de 250 incidentes entre as 22h00 e as 5h00, relacionados com a queda de árvores, objetos e danos causados pelas ondas e pela chuva. Cerca de 1.000 agentes foram mobilizados para ajudar os residentes de Morbihan e depois tentar restabelecer a normalidade na região. Esta última não foi fácil, 80.000 pessoas ainda estavam sem eletricidade na manhã do dia seguinte, principalmente na faixa costeira.

Na sexta-feira (02), o centro da depressão e as rajadas de vento mais fortes atuaram sobre o Canal da Mancha. Ainda deva provocar muita chuva neste domingo (04) novamente no nororeste francês através de Nova Aquitânia.

O litoral desta região será atingido por ondas de até oito metros, que podem chegar à dez metros. Para além desta área, ainda na França, há preocupação com os Alpes Marítimos, onde Alex pode provocar ventos de sul intensos. As chuvas poderão acumular até 300 mm em áreas bem expostas a este fluxo.