Nos próximos dias o processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada leva potencial para novos eventos tempestivos na Região Sul. A incursão de uma massa de ar frio também é destaque.
Nos próximos dias o processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada leva potencial para novos eventos tempestivos na Região Sul. A incursão de uma massa de ar frio também é destaque.
Uma frente fria que se forma nesta terça-feira avança até o Sudeste e provoca mudanças no tempo nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já na Região Sul, novo episódio de chuva deixa alertas para Santa Catarina e o Paraná. Confira aqui os detalhes da previsão.
No início desta semana, o tempo seco e quente predomina o que potencializa a ocorrência de novos eventos de incêndios. Em meados da semana há previsão de mudanças para parte do Sudeste. Confira aqui todos os detalhes e os riscos.
Neste fim de semana uma condição típica de primavera de calor e pancadas no período da tarde continua em parte do Sudeste e da Região Sul. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas de tempestades.
Após um feriado chuvoso em parte do Sul, uma frente fria contribui para a continuidade do tempo instável e do risco de tempestade e de chuvas intensas na Região. O sistema também influencia o tempo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A primavera climatológica começou representando a transição do período seco para o úmido e a temporada de tempestades. No entanto, vários fatores climáticos irão influenciar o padrão climático, entre eles o La Niña! Saiba aqui o que esperar.
Nos próximos dias a circulação de leste ganha intensidade e favorece a ocorrência de chuva volumosa no estado do Espírito Santo e no leste da Bahia, que podem provocar transtornos. Confira aqui os detalhes.
Além das chuvas torrenciais e do risco de tempestades, a mudança de padrão que ocorrerá esta semana será marcada também pelo avanço de uma massa de ar polar e da forte queda das temperaturas.
Previsões indicam que a onda de calor que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil persistirá por mais uma semana, trazendo temperaturas altas que podem chegar a 40°C ou mais em estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Quebra de bloqueio proporciona o retorno das chuvas intensas na Região Sul, podendo se configurar o maior evento em meses. Parte do Sudeste e do Mato Grosso do Sul também podem receber elevados volumes de chuva.
Um padrão de bloqueio se estabeleceu e proporciona calor fora de época em boa parte do país, o que também contribui para o agravamento dos índices de umidade do ar no Brasil Central. Até quando vai esse padrão?
Nos próximos dias o destaque fica para as temperaturas que aumentam bastante no decorrer da semana, com máximas entre 35°C e 40°C no Centro-Sul do país. Um forte evento de calor em pleno inverno!