Alerta: nova frente fria traz potencial de intensos temporais na Região Sul

Um novo sistema frontal de forma e avança pela Região Sul trazendo potencial para intensos temporais nos três estados. O contraste térmico é o maior causador do risco de tempo severo.

alerta tempo severo Região Sul
A formação e avanço de uma frente fria traz potencial para tempo severo na Região Sul. As temperaturas elevadas ajudam a agravar a condição.

O tempo instável não dá trégua para o centro-sul do país. Nos últimos dias, a atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e de um cavado em baixos níveis contribuíram para chuvas de até forte intensidade na Região Sul e nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Com um curtíssimo período de trégua, uma frente fria começa a se formar na noite desta quinta-feira (08), deixando em alerta para tempo severo os três estados da Região Sul. Essa condição ocorre, principalmente, pelo contraste térmico entre a massa de ar polar na retaguarda do sistema e da massa quente à frente que surgiu com a atuação do escoamento de norte que transportou o ar muito quente para o centro-sul.

A seguir, confira os detalhes da previsão e as regiões de alerta.

Quinta-feira: temperaturas em elevação e as primeiras pancadas de chuva

A quinta-feira (08) será de tempo firme e ensolarado em toda a Região Sul, com temperaturas em elevação devido ao escoamento de norte mais efetivo, que transporta o ar quente do Brasil Central até a Região Sul.

As máximas na Região Sul variam de 25°C a 32°C, sendo mais elevadas no centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, no centro, norte, noroeste, oeste e sudoeste do Paraná.

alerta de temporais
Pancadas isoladas atingem o Rio Grande do Sul no período da noite.

No período da noite, uma frente fria no Uruguai se forma e avança em direção ao Rio Grande do Sul e se acopla à uma região de cavado, contribuindo para o desenvolvimento de instabilidades no centro-sul do território gaúcho. Assim, há previsão de pancadas de chuva na região Central, no Sul e na Campanha, com potencial para temporais pontuais.

Sexta-feira: alerta de tempo severo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Na madrugada de sexta-feira (09), as instabilidades se espalham e se intensificam levando potencial para chuvas intensas e temporais para a Campanha, Oeste, região Central, Sul e região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. No período da manhã, a frente fria avança e os temporais atingem também o Norte e o Nordeste do território gaúcho.

alerta de tempo severo
Temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul na madrugada.

No período da tarde, as chuvas voltam a ocorrer de forma mais isolada, mas agora atingem a região das Missões no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Mesmo assim, há potencial para temporais pontuais na metade norte gaúcha e no sul catarinense.

Nos eventos tempestivos da sexta-feira, não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

No fim da tarde e ao longo da noite, as instabilidades voltam a se desenvolver e deixam alerta para a possibilidade de intensos temporais no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, no sul, meio-oeste e leste de Santa Catarina.

alerta de tempo severo
Frente fria avança e chega ao sul de Santa Catarina. Há alerta de temporais para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O calor ainda é destaque e contribui para potencializar os eventos de precipitação. As máximas podem chegar aos 33°C no norte e oeste de Santa Catarina, no oeste, noroeste e norte do Paraná.

Sábado: frente fria avança e deixa alerta de tempo severo para Santa Catarina e o Paraná

Na madrugada do sábado (10), a frente fria atua sobre o estado de Santa Catarina. Alerta para chuvas intensas e a possibilidade de intensos temporais, que podem ocorrer com granizo, em todas as regiões catarinenses, sul, sudoeste e oeste do Paraná.

No decorrer da manhã, o sistema avança de forma costeira e mantém as chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial para transtornos, no centro-leste de Santa Catarina e passam a ocorrer no sul e leste do Paraná. No norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, ainda há previsão de chuvas de fraca intensidade.

A partir da tarde, a frente fria se afasta para o oceano e avança de forma costeira para o estado de São Paulo. O tempo firme passa a predominar em praticamente toda a Região Sul, com pancadas ainda podendo ocorrer no leste do Paraná. No restante do dia não há mais previsão de chuva.