Semana da Pátria termina com calor de 30°C a 40°C pelo Brasil

Massa de ar polar se afasta e as temperaturas sobem ao longo da semana. No entanto, no seu início o frio entre o fim do dia e o início da manhã será presente em parte do centro-sul. Já no restante da semana e o calor de mais 30°C se espalha até o Rio Grande do Sul.

calor semana da pátria; 7 de setembro
Semana da Pátria com mudança nas temperaturas. O calor passa a predominar pelo Brasil com temperaturas próximas aos 40°C no fim da semana.

Massa de ar polar se afasta cada vez mais para o oceano no decorrer da Semana da Pátria, diminuindo a sensação de frio no centro-sul do país e permitindo que as temperaturas aumentem mais ao longo do dia.

No entanto, na primeira parte da semana, o frio mais intenso ainda será presente entre o fim da tarde e o início da manhã. Já na segunda parte o ganho térmica é maior em virtude do transporte de calor mais efetivo da porção central do país para o centro-sul, uma vez que um região de cavado e baixa pressão atua ao sul e leste do Rio Grande do Sul.

Assim, as máximas em boa parte do Brasil variam entre 30°C e 40°C, obviamente com valores mais elevados no Brasil Central.

A sensação de frio no centro-sul até meados da semana

Mesmo com o afastamento da massa de ar polar para oceano, o sistema continua influenciando tanto na manutenção das temperaturas mais baixas na Região Sul, no leste do Sudeste e do Nordeste, bem como no transporte de umidade para o leste do país e permitindo a formação de um cavado entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Assim, a sensação de frio mais intensa ainda será presente ao longo do dia em praticamente toda a Região Sul, no sul da faixa litorânea do estado de São Paulo. A exceção fica para o noroeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde as máximas já passam dos 26°C, mas somente na quarta-feira (07), porque nesta segunda-feira (05) e na terça-feira (06), o tempo instável e as chuvas mais intensas contribuem para o ganho térmico mais baixo.

Assim, neste início de semana as máximas não passam dos 21°C em praticamente toda a Região Sul, a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul. Nas regiões mais elevadas do Sul do país, as temperaturas atingem valores de no máximo 15°C.

Na quarta-feira (07), o frio é mais ameno e as temperaturas conseguem subir um pouco mais, com máximas de até 24°C em boa parte da Região Sul, sul e faixa leste de São Paulo. A exceção fica para o norte e noroeste do Paraná e para a região do Vale do Paraíba em São Paulo, onde as temperaturas já conseguem superar os 26°C. No Rio de Janeiro, as máximas atingem os 25°C.

O calor chega ao centro-sul do país, com máximas próximas aos 40°C

Na quinta-feira (08) e na sexta-feira (09), o frio da madrugada continua, porém mais ameno, principalmente na sexta. No entanto, o destaque fica para o aumento da amplitude térmica que resulta em máximas acima dos 30°C em boa parte do centro-sul do país e próximas dos 40°C no Brasil Central, patamar este que já estava sendo alcançado em algumas localidades do Centro-Oeste.

Na quinta-feira (08), as máximas variam de 24° a 27°C em boa parte do Rio Grande do Sul, sendo mais elevadas no Oeste e Região Central, e de Santa Catarina, com maiores valores no meio-oeste. No Paraná, as máximas já passam dos 30°C no oeste, noroeste e norte do estado, com temperaturas em torno dos 27°C na porção central e de 25°C no leste.

As temperaturas próxima a 40°C podem ocorrer também na Região Sudeste.

No Brasil Central e em boa parte do Sudeste, o calor é mais evidente, com máximas de 37°C a 39°C no norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso até o sul do Pará, no estado do Tocantins e oeste do Nordeste. No Sudeste, as máximas passam dos 30°C em todo o estado de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, com temperaturas atingindo os 27°C e 29°C nas demais áreas. No Rio de Janeiro a sensação ainda é amena, com máxima em torno dos 25°C.

A sexta-feira (09), a formação de uma cavado, contribui para a intensificação do escoamento de norte e para intensos temporais no Rio Grande do Sul. Assim, o dia será bem mais quente se comparado com o início da semana.

Máximas próximas dos 30°C no centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste, sul e centro-sul de Santa Catarina e em praticamente todo o território do Paraná, com 28°C previsto para o leste do estado. No norte e noroeste paranaense, as temperaturas atingem os 33°C e 35°C.

No Brasil Central até as regiões Norte e Nordeste, as máximas continuam chegando aos 39°C. No Sudeste, está a maior diferença para o dia anterior, com temperaturas podendo chegar entre 37°C e 39°C no norte e oeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. No centro-leste paulista e no Rio de Janeiro, as máximas ficam em 28°C e 32°C, sendo mais elevadas em São Paulo.