Semana começa com risco de temporais no Sul e nos estados do MS e de SP

Chuvas voltam a ocorrer no centro-sul do Brasil no início desta semana, com precipitação de até forte intensidade e potencial para temporais. Confira aqui os detalhes e alertas para a Região Sul e estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

alerta de temporais
Chuvas voltam a ocorrem no centro-sul do país, com potencial para temporais na Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

A semana anterior foi marcada por chuvas e temporais nas regiões Sul e Sudeste, com a incursão de duas massas de ar polar pelo centro-sul do país.

Os próximos dias prometem manter o padrão mais úmido para o centro-sul. No entanto, a formação de um cavado contribui para chuvas mais intensas tanto na Região Sul quanto nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

A seguir, confira os detalhes e alerta da previsão para a primeira parte da Semana da Pátria que vai até o feriado da quarta-feira, 7 de setembro.

Segunda-feira com chuvas isoladas e sem alerta de temporais

Na tarde do domingo (04), uma região de cavado se formou entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, e proporcionou chuvas no sul do Mato Grosso do Sul, no oeste e norte do Paraná. Já no estado de São Paulo, o sistema não chegou a influenciar, com a massa de ar polar favorecendo o transporte de umidade para o leste do estado, bem como para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

No decorrer da madrugada de segunda-feira (05), as instabilidades se espalham e provocam chuvas de fraca a moderada intensidade, porém isoladas, em praticamente todo o Paraná, com exceção do leste, nas regiões de divisa do estado de São Paulo e no extremo sul do Mato Grosso do Sul.

previsão de chuva
Cavado já provoca chuvas no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo na manhã de segunda-feira.

No período da manhã, a região de cavado se desloca para o leste, mantendo as chuvas no extremo sul do Mato Grosso do Sul, no oeste e norte do Paraná, e contribuindo para o início da precipitação no leste paranaense, sul e leste de São Paulo, com possibilidade de pancadas de até moderada intensidade. Mais para o fim do período, chuvas isoladas podem ocorrer também no oeste paulista.

No período da tarde, o tempo instável se mantém, mas com redução das chuvas no estado de São Paulo, devido ao deslocamento das instabilidades mais para o sul. Assim, pancadas passam a ocorrer no sul e sudoeste do Paraná, além no norte e oeste do estado, no oeste de Santa Catarina e nas regiões de divisa com o território paranaense. No sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas passam a abranger mais a região.

previsão de chuva sem temporais
No decorrer do dia, as chuvas ocorrem com fraca a no máximo moderada intensidade.

No período da noite, as instabilidades se espalham, mas as chuvas ocorrem com fraca intensidade e de forma mais isolada no oeste, norte e leste do Paraná, agora também no norte e leste de Santa Catarina e no centro-sul de São Paulo.

Terça-feira com intensificação das chuvas e alerta de temporais

Na terça-feira (06), o cavado se intensifica e contribui para o fortalecimento das instabilidades já na madrugada. Assim, há alerta de chuva forte e temporais no sul do Mato Grosso do Sul, no oeste, noroeste, norte e centro-sul do Paraná e no oeste de São Paulo. Já no leste, oeste e norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e de São Paulo e no noroeste do Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva fraca.

No período da manhã, as instabilidades se espalham e há alerta de temporais e chuvas de até forte intensidade para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, do estado de São Paulo, para todas as regiões do Paraná e norte de Santa Catarina.

Nas demais regiões catarinenses, na região Central, metropolitana de Porto Alegre, Serra e Norte do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e com fraca intensidade.

No decorrer da terça-feira, durante os eventos de chuva, principalmente nos períodos com alertas de temporais, não se descarta a possibilidade de ocorrência de granizo.

No decorrer do da tarde até o período da noite, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade e mais abrangentes no norte do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina, do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e no centro-sul de São Paulo.

No fim da noite, a atenção é maior para a maior probabilidade de transtornos em virtude do maior potencial de temporais e chuvas intensas no estado do Paraná, no extremo sul do Mato Grosso do Sul e nas regiões do estado de São Paulo próxima à divisa com o território paranaense.

temporais e granizo
No período da noite são esperado os maiores acumulados por conta do maior potencial de chuvas intensas e temporais.

Instabilidades também se formam e provocam pancadas isoladas com potencial de tempestades no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, em todo o norte de São Paulo e nas áreas do leste paulista próximas ao sul de Minas Gerais.

Quarta-feira redução da abrangência, mas ainda com risco de temporais

Na madrugada e manhã do feriado de 7 de setembro, o potencial de chuvas de forte intensidade e de temporais se mantém, com alertas para o norte e leste de Santa Catarina, centro-norte e leste do Paraná, centro-sul e leste de São Paulo.

No período da tarde, as chuvas se tornam mais isolada e ocorrem na forma de pancadas no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste e norte de Santa Catarina, no leste do Paraná, no leste, centro e norte de São Paulo, com maior potencial para temporais no território paulista.

alerta de temporais feriado 7 de setembro
A precipitação ao longo do feriado se concentra nas áreas mais ao leste e há ainda potencial para a ocorrência de temporais.

Durante a noite, as chuvas ficam concentradas no leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, ocorrendo com fraca intensidade, e no leste e norte de São Paulo, onde ainda podem acontecer com forte intensidade, principalmente no leste paulista.