Fim de semana: tempo instável no leste do Brasil e mais temporais para o RS

Neste fim de semana o tempo firme predomina em boa parte do Brasil. Chuvas isoladas ocorrem no Norte e uma frente fria atua no Nordeste. Chuvas litorâneas também ocorrem em parte do Sul e do Sudeste. No entanto, uma nova virada no tempo é destaque para o Rio Grande do Sul. Confira os detalhes aqui.

alerta temporais no Rio Grande do Sul
No fim de semana o tempo firme predomina em boa parte do país. Previsão de chuvas em parte do leste do país. Destaque para mudança do tempo no Sul.

Na última semana, instabilidades provocadas por uma região de cavado provocaram chuvas expressivas entre desde o norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, com maiores acumulados ocorrendo no Paraná e em Santa Catarina de mais de 80 mm na porção centro-leste desses estados.

A região de cavado evoluiu para uma frente fria que avançou de forma costeira pelo Sudeste distribuindo chuvas pelo estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O sistema nos próximos dias avança pelo leste da Bahia.

No restante do país, o tempo firme predomina com exceção de Roraima, de Rondônia, do Amazonas, do centro-sul do Pará e do norte do Mato Grosso, onde há previsão de pancadas, sendo mais intensas e abrangentes no território amazonense. Além dessas áreas, no domingo (18) o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para o fim de semana.

Destaque da previsão do tempo para o sábado

No sábado (17), os sistemas em destaque são a frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia e a massa de ar polar no oceano, que por sua vez favorece também o tempo instável em áreas do leste do Sul e do Sudeste, contribuindo o transporte de umidade em direção ao continente.

Assim, na Região Sul, o tempo firme predomina em todo o estado do Rio Grande do Sul e interior dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Previsão de tempo mais nublado na faixa leste que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, com previsão de chuvisco e chuva fraca no período da manhã. O sol pode aparecer entre nuvens, com maior probabilidade a partir da tarde. Sensação de frio durante a noite e manhã, com sensação mais amenas no restante do dia.

frente fria ES, BA
Frente fria atua entre as regiões Sudeste e Nordeste, mas não traz potencial para grande acumulados.

Na Região Sudeste, os efeitos da circulação promovida pela massa de ar polar no oceano também afeta a faixa leste de São Paulo e o Rio de Janeiro, onde o tempo fica mais nublado pela manhã e com baixa chance de chuva. No restante do dia, o tempo firme predomina. Nas demais regiões paulistas o tempo firme predomina.

Na porção central, leste e nordeste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e no Espírito Santo, o dia fica nublado devido à atuação da frente fria. Na manhã e tarde, há previsão de chuva de fraca intensidade alternando com período de melhoria. No sul mineiro, o tempo fica nublado até o meio da tarde, com o surgimento do sol posteriormente.

frente fria
Sistema frontal deixa o tempo instável ao longo de todo o dia no nordeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia.

No Nordeste, o destaque fica para o sul do estado da Bahia, onde a nebulosidade fica mais densa ao longo do dia e há previsão de chuva fraca devido ao avanço da frente fria. No restante do leste do território baiano o tempo fica nublado pela manhã, com o surgimento do sol a partir do fim do período.

Destaque da previsão do tempo para o domingo

No domingo (18), os mesmos sistemas são destaque, mas ambos atuam com menor intensidade. Pela manhã o tempo fica nublado desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo, com aparecimento do sol a partir do fim do período. Nas demais áreas do leste paulista e no Rio de Janeiro, a nebulosidade é variável, mas o tempo firme está garantido para todo o dia. No nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo fica nublado, mas não há previsão de chuva.

No Nordeste, o destaque fica para todo o leste da Bahia, onde o tempo fica nublado, mas há previsão de chuva fraca somente na região de Salvador e proximidades em virtude da atuação costeira da frente fria.

Mudança do tempo e alerta de temporais no Rio Grande do Sul

No período da manhã do domingo (18), uma região de cavado, contribui para a formação de instabilidades no leste da Argentina e no Uruguai, que chegam ao oeste do Rio Grande do Sul por volta do fim do período, provocando pancadas isoladas.

Os temporais podem vir acompanhados de que da de granizo. Transtornos podem ser causados também por intensas rajadas de ventos.

No decorrer da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e levam potencial para temporais no Oeste, sul das Missões, oeste da Campanha e da região Central, podendo atingir a região de Santa Maria mais no fim da tarde. No restante da Campanha e no sul do estado, pancadas ocorrem a partir do meio da tarde.

alerta de tempo severo Rio Grande do Sul
Instabilidades deixam alerta de temporais que atingem todo o Rio Grande do Sul entre a tarde de domingo e a madrugada da segunda-feira.

No período da noite, há alerta para chuvas intensas e temporais em todo o Oeste, na Missões, na região Central, na Campanha e no Sul. Na madrugada de segunda-feira (19), os temporais atingem o leste e norte do Rio Grande do Sul.