Alerta de queda nas temperaturas: do calor de 30°C para o frio de quase 0°C

O centro-sul do Brasil está registrando temperaturas que chegam a exceder 30°C, mas em breve uma massa de ar polar fará as temperaturas caírem para valores próximos a 0°C. Confira e entenda a previsão.

alerta queda nas temperaturas ar polar
Temperaturas excedem os 30°C no centro-sul do Brasil, mas em breve uma massa de ar polar fará as temperaturas caírem para valores próximos a 0°C.

Nos últimos dias, o tempo tem esquentado bastante no centro-sul do Brasil, especialmente no interior e em áreas mais distantes da costa. No Sul, termômetros não-oficiais registraram temperatura de 30 graus no extremo oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.

Máximas registradas nesta quarta-feira (07) incluem:

Previsões indicam que as temperaturas continuam subindo até esta sexta-feira (09), quando as máximas podem ultrapassar 33°C em Umuarama, Paranavaí e Maringá, no Paraná. Em São Paulo, as temperaturas podem chegar a 38°C em Araçatuba e Santa Fé do Sul, e 31°C na capital paulista.

Massa de ar frio avança e temperaturas despencam

Já na própria sexta-feira (09), uma frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, causando tempestades e tempo severo. Com sua passagem, entra no continente uma massa de ar polar que fará as temperaturas despencarem.

Essa massa de ar frio atinge principalmente a região Sul e o Estado de São Paulo, onde as temperaturas também vão cair. As temperaturas atingem seus valores mais baixos na madrugada deste domingo (11).

Na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, as temperaturas podem chegar a valores negativos: Previsões indicam -1°C em São Joaquim. No Rio Grande do Sul, as temperaturas ficam muito próximas dos 0°C em regiões próximas a Bom Jesus e São José dos Ausentes.

Risco de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

risco de geadas localizadas no centro-sul do Rio Grande do Sul já na madrugada deste sábado (10), e geadas mais generalizadas atingindo também Santa Catarina na madrugada do domingo (11). As previsões não sugerem ocorrência do fenômeno no Paraná.

Do calor de 30°C para o frio de quase 0°C: O que está acontecendo?
Mapa de temperaturas mínimas na madrugada do próximo domingo (11). As cores esverdeadas indicam temperaturas abaixo dos 10°C.

É comum, antes da passagem de uma frente fria, que as temperaturas aumentem, já que os ventos (nesta situação, geralmente soprando de norte) trazem ar quente para a região. Essa situação gera um contraste ainda maior no choque térmico após a passagem do sistema frontal, quando as temperaturas tendem a despencar.

Desta vez, no entanto, a massa de ar frio não chega ao norte do Estado de São Paulo, Minas Gerais e nem ao Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas continuam altas. Ainda há, no entanto, a possibilidade de que outras massas de ar frio avancem com maior intensidade para estas regiões ao longo de Setembro.