Período úmido do Nordeste: chuvas podem começar antes nesta primavera

Como será o clima do Nordeste na estação primavera? Pelo terceiro ano consecutivo, a La Niña continua influenciando o padrão de chuvas no Nordeste. A precipitação poderá permanecer dentro da média, porém com a antecipação do período úmido para região semiárida do Nordeste.

chuvas no Nordeste la niña
Período úmido no Nordeste Brasileiro podem iniciar antes do normal, por volta de meados de outubro.

Para outras regiões do Brasil, a primavera é sinônimo de retorno da chuva regular e aumento do calor, entretanto para o Nordeste, a primavera é a estação de seca para praticamente todo o Nordeste. É época de pouca ou nenhuma chuva e muito calor.

Na porção norte do Nordeste, o período chuvoso compreende os meses de janeiro a março devido a presença da ZCIT, deslocada mais ao Sul do Atlântico Tropical. Durante a primavera este sistema permanece mais ao norte, inibindo a formação de nuvens e chuva, de modo que a radiação solar se torna mais intensa, facilitando um rápido e intenso aquecimento do ar.

Na Região Nordeste do Brasil, o período entre setembro e dezembro, em comparação com outros períodos do ano, é caracterizado pelas baixas precipitações, exceto a região sul da Bahia que entre novembro e dezembro é influenciada pela ZCAS.

A ZCAS é um sistema meteorológico é caracterizado por uma banda de nebulosidade orientada de noroeste para sudeste, ligando o Norte com o Sudeste do Brasil.

O Sul do Nordeste tem, como principal mecanismo de precipitação, os sistemas frontais estacionários alimentados pela umidade proveniente do Atlântico Sul, que definem a ZCAS, os sistemas pré-frontais, convecção local e brisas marítimas e terrestres.

Fatores climáticos do oceano global favorecem as chuvas na Região Nordeste

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento da La Niña deve permanecer pelos próximos meses e até o final do ano. Este fenômeno é caracterizado pelo resfriamento em larga escala das temperaturas do oceano Pacífico equatorial leste e central, e retira a condição de subsidência sobre o nordeste, favorecendo a formação de nuvens.

oceano SST La Niña
Anomalia da temperatura da superfície do mar para os meses de setembro, outubro e novembro.

A La Niña influencia os padrões climáticos em todo planeta, e geralmente está associado a condições úmidas em algumas parte do mundo e mais secas em outras. As projeções climáticas indicam a permanência deste fenômeno no próximo trimestre, setembro, outubro e novembro.

Este padrão, do Atlântico Tropical, favorece a formação de chuvas no centro-norte do país e, consequentemente, no interior do Nordeste Brasileiro.

Por outro lado, os padrões do Atlântico Tropical também interfere na climatologia do Nordeste. De acordo com o modelo climático, a temperatura do Atlântico deve permanecer aquecido, com anomalias mais intensas, na região que banha o norte e leste do nordeste.

Projeção dos modelos climáticos para os próximos meses

Dessa maneira, o regime de chuvas no Nordeste Brasileiro sofre influência de diversos fatores na alta e baixa troposfera e também fatores oceânicos.

Com a combinação destes dois fatores oceânicos: La Niña e aquecimento do Atlântico Tropical, o período úmido pode se antecipar para outubro, em meados da segunda quinzena do mês.

A previsão climática indica anomalias positivas de precipitação para o próximo trimestre, associadas ao evento da La Niña no Pacífico. Além disso, tem-se a transição de chuvas da porção Leste para o Semiárido, relacionado com a La Niña e também as características do Atlântico Tropical.

Na porção norte do Nordeste, a precipitação deve permanecer dentro da média climatológica, já que a ZCIT está deslocada mais ao Norte da região equatorial.

anomalia ECMWF chuvas no Nordeste
Anomalias de precipitação média para Outubro, Novembro e Dezembro.

De maneira geral, a precipitação na região Nordeste deverá permanecer dentro da média climatológica, porém o modelo indica a antecipação gradual do período úmido. Para mais informações e atualizações da previsão, acompanhe o site da tempo.com .