Chuvas volumosas trazem alertas para a Região Sul e estados do MS e de SP

Chuvas voltam a ocorrer no centro-sul do Brasil e deixam alertas para a forte intensidade e elevado volume para parte da Região Sul e estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Os acumulados podem passar dos 100 mm no início da semana.

alerta de chuvas volumosas Região Sul
Chuvas intensas e volumosas voltam a ocorrer e deixam alertas para parte da Região Sul e estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Após uma breve trégua das chuvas intensas e temporais com granizo na Região Sul, a precipitação mais forte e volumosa retorna no início da semana e além dos estados do Sul, também atinge o estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Uma região de cavado, que se formou neste domingo (11) e já vem provocando chuvas isoladas e até forte intensidade do norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, se intensifica e se mantém ao longo da primeira parte da semana. A persistência e intensificação das instabilidades possibilitam a condição para volumes elevados que podem passar dos 100 mm em algumas áreas no período de 48 horas.

Segunda-feira: alerta de chuvas volumosas para a Região Sul e o Mato Grosso do Sul

Chuvas de até forte intensidade já passaram a ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná por volta do meio da tarde do domingo (11).

No decorrer das próximas horas, as instabilidades ganham intensidade e na madrugada de segunda-feira (12), as chuva ocorrem com moderada a forte intensidade no extremo norte do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina, no sul, sudoeste e oeste do Paraná. Há potencial para transtornos como alagamentos. Trovoadas ocorrem, mas não há expectativa para intensas rajadas de vento.

alerta de chuvas volumosas em Santa Catarina.
Chuvas se intensificam na madrugada e levam potencial de transtornos, principalmente no estado de Santa Catarina.

No período da manhã, as chuvas de até forte intensidade também atingem o sul da porção central do Paraná e também o leste do estado. Em Santa Catarina, a precipitação intensa ainda deixa potencial para transtornos no meio-oeste e norte do estado. Já no Rio Grande do Sul o tempo firme predomina.

Os maiores acumulados do dias são esperados para o oeste de Santa Catarina, sul e sudoeste do Paraná, com volumes variando de 50 a 80 mm.

No período da tarde, mais um processo de intensificação das instabilidades e espalhamento das áreas de chuva. A precipitação continua e ainda pode ocorrer com forte intensidade, mas a intensidade predominante é de fraca a moderada.

Até meados do período, as chuvas ocorrem no centro-sul, oeste e leste do Paraná, no norte e meio-oeste de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul. Até o fim da tarde, passa a chover em todas as regiões catarinenses, no norte gaúcho e no noroeste paranaense.

alerta de chuva
No período da tarde, há a diminuição da intensidade das chuvas, mas voltam a ocorrer também no norte do Rio Grande do Sul.

No centro-sul do Mato Grosso do Sul, no leste de São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais, instabilidade se forma e traz potencial para pancadas isoladas, mas sem risco para temporais.

No período da noite, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade para o centro-leste de Santa Catarina, para boa parte do Paraná, com exceção do norte do estado, e para o sul do Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem no máximo com fraca intensidade nas áreas de divisa com território catarinense.

Terça-feira: chuvas intensas continuam no Sul e chegam ao estado de São Paulo

Na madrugada da terça-feira (13), as chuvas diminuem e param no estado de Santa Catarina, com manutenção do tempo mais firme no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem no leste, noroeste e agora no norte do estado, no sul de São Paulo, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Alerta para a possibilidade de alagamentos.

Os volumes do dia não são tão expressivos, mas os núcleos mais intensos de precipitação atingem o noroeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, chuva acumulada no dia de até 40 mm.

No decorrer da manhã, as chuvas perdem intensidade e não há potencial para transtornos, ocorrendo com fraca intensidade no norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. No sul paulista até as proximidades da região da capital, pancadas isoladas podem ocorrer, mas não levam potencial para um evento intenso.

alerta de chuvas intensas
Nova região de cavado traz de volta o potencial de chuvas e moderada a forte intensidade.

No decorrer da tarde, um nova região de cavado contribui para a formação de novas instabilidades entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Assim, a partir de meados do período, chuvas de até forte intensidade atingem o oeste e sul do Mato Grosso do Sul e o noroeste paranaense.

Nas horas seguintes até o período da noite, as chuvas intensas deixam alertas para o sul do Mato Grosso do Sul, todo o norte e centro-leste do Paraná e regiões do estado de São Paulo próximas à divisa com o território paranaense. No norte de Santa Catarina, precipitação moderada pode ocorrer no período da noite.

Quarta-feira: chuvas avançam mais por São Paulo e Mato Grosso do Sul

Na quarta-feira (14), as chuvas continuam a ocorrer na Região Sul, mas também conseguem avançar mais pelos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Na madrugada, alerta de chuvas intensas no leste e norte do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e nas regiões próximas à divisa com o norte paranaense.

As chuvas na quarta-feira acumulam no máximo 40 mm entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul, no entanto, desde a segunda-feira, os volumes podem passar dos 100 mm.

No período da manhã, as instabilidades se deslocam para norte, diminuindo a precipitação no Paraná, que acontece com fraca intensidade, e ocorrem com até forte intensidade no sul até o oeste de São Paulo, no leste paulista até o extremo sul de Minas Gerais, atingindo a região metropolitana da capital, e no centro-sul do Mato Grosso do Sul, que inclui a região de Campo Grande.

A partir do período da tarde, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e voltam a se espalhar por parte da Região Sul. Os núcleos de precipitação mais intensos ocorrem na metade oeste e norte do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo, onde pancadas isoladas podem ocorrer no centro e norte do estado.

No Paraná, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e mais para o período da noite, pode chover com forte intensidade no oeste, sudoeste e sul. No mesmo período, núcleos de chuva isoladas atingem o oeste e norte de Santa Catarina.