Frente fria: parte do Sudeste vai enfrentar dias consecutivos de chuva

Reta final do inverno com chuva persistindo por dias consecutivos em parte do Sudeste devido atuação de nova frente fria. Pancadas de chuva podem ser registradas no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais até o final da semana.

chuva
Com chegada de nova frente fria, dias consecutivos de chuva devem ser registrados no Sudeste.

Grande parte do Sudeste vem enfrentando um inverno com chuvas abaixo da climatologia e temperaturas acima do normal. Tem muita gente sofrendo com isso, onde que índices de UR abaixo de 12% estão sendo registrados em diversas áreas da região, é um estado de emergência com relação à qualidade do ar e traz preocupações especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

As queimadas também preocupam devido à vegetação seca. Segundo dados do INPE, Minas Gerais já soma 4874 focos de queimadas desde o início do ano até agora, sendo que 1271 foram apenas neste mês. Em São Paulo foram registrados 1401 incêndios, no Rio de Janeiro foram 685 e no Espírito Santo 332 neste ano de 2022.

O tempo seco está com os dias contados

Já são 120 dias sem o registro de uma gota de chuva sequer em Unaí, no noroeste mineiro. Em Ituverava, no norte paulista, já são 121 dias sem registro de chuva significativa com pelo menos 5 mm. Na estação de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, são 61 dias sem registro de chuva com volumes de pelo menos 10mm. Em Ecoporanga no Espírito Santo, são 64 dias com tempo completamente seco segundo dados do INMET.

Uma nova frente fria se forma nesta quarta-feira (14) e já vai provocar mudanças no tempo em boa parte do estado de São Paulo e a tendência é que o sistema avance nos próximos dias pelo Sudeste, provocando chuva até o final da semana no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais.

Previsão do tempo para São Paulo

Nesta quarta-feira (14) uma frente fria chega ao estado de São Paulo e provoca pancadas de chuva, inclusive com acumulados expressivos em áreas mais próximas ao estado do Paraná. Não se descarta o risco de algum transtorno desde Presidente Prudente no oeste do estado até a Baixada Santista no litoral. A chuva vem acompanhada por trovoadas e ventos de até 50km/h.

A chuva persiste em boa parte do estado na quinta-feira (15) que deve amanhecer nublada e com chuva, inclusive na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O destaque fica por conta da possibilidade de chuva no norte paulista, mesmo que de forma rápida e isolada.

Na sexta-feira (16) a chuva começa a perder força e espaço em São Paulo conforme a frente fria se afasta. Ainda será um dia cinzento e chuvoso principalmente no leste paulista, mas cidades como Ribeirão Preto ainda registrarão chuva intercalada com períodos de sol.

Previsão do tempo para Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a partir desta quinta-feira (15), a frente fria chega deixando o céu nublado, provocando chuva e derrubando as temperaturas ainda mais. Até o final desta semana, dias chuvosos e com temperaturas amenas serão destaque. Os maiores acumulados devem ser registrados na sexta-feira (16) deixando áreas de encosta em alerta.

Previsão do tempo para Minas Gerais

Após uma longa estiagem e índices preocupantes de umidade do ar em Minas Gerais, a grande expectativa com o avanço desta frente fria é se a chuva vai se espalhar pelo território mineiro até o final de semana.

chuvas em Minas Gerais
Chuvas atingem o sul de Minas Gerais a partir da madrugada de quinta-feira.

A notícia é boa, pelo menos em partes! No sul mineiro, há possibilidade de retorno da chuva na madrugada de quarta (14) para quinta-feira (15) e que vai se estender ao longo do dia para algumas áreas. Ainda serão pancadas rápidas e muito pontuais em áreas do sul e cerrado de Minas. Pode chover em cidades como por exemplo: Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e Passos. Em Belo Horizonte, a chuva só deve acontecer na sexta-feira (16) e de forma bem isolada.

A temperatura cai conforme a frente fria passa e muda o tempo deixando o céu nublado, provocando chuva e posteriormente, mudando a direção predominante dos ventos.

A chuva deve persistir no sul de Minas até o final da semana, podendo avançar também para áreas da Zona da Mata Mineira. Serão baixos acumulados, porém acompanhados por trovoadas e ventos de até 45km/h. Com a passagem da frente fria e a chegada da chuva, o que esperar das temperaturas?

Previsão de temperaturas para as capitais do Sudeste

Em São Paulo teremos mínimas em torno de 12°C e máximas que não passarão dos 20°C até o final da semana; no Rio de Janeiro teremos mínimas em torno de 17°C e máximas em torno de 25°C; Em Belo Horizonte fará calor com mínimas em torno de 18°C e máximas de até 35°C e em Vitória a temperatura vai cair no final da semana, mas ainda assim deve chegar aos 27°C.