Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria e pela atuação da primeira massa de ar polar do ano. Esses sistemas continuam atuando ao longo do fim de semana e contamos aqui o que esperar.
Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria e pela atuação da primeira massa de ar polar do ano. Esses sistemas continuam atuando ao longo do fim de semana e contamos aqui o que esperar.
Um estudo recente analisou os eventos de perda da cor verde em florestas da Europa durante os últimos 21 anos (2002 a 2022). Os autores identificaram anomalias de temperatura e precipitação como precursoras dos eventos, com o maior impacto observado no ano de 2022.
A primeira massa de ar polar do ano avança nessa semana e influenciará o Feriado de Tiradentes. O cenário mais recente mantém o avanço do ar frio até o Brasil Central, mas e quanto a intensidade? Há potencial para a ocorrência de geada?
Frente fria passa a atuar no centro-sul do Brasil e contribui para a ocorrência de chuvas intensas e elevado volume em parte do centro-sul do Brasil. Os acumulados até terça-feira podem ficar próximos dos 200 mm.
Cientistas detectaram um “canto” único vindo de baleias azuis na porção oeste do Oceano Índico, o que deu indícios de uma nova população que era desconhecida até alguns anos atrás. Esta descoberta foi fruto do trabalho de uma equipe de especialistas de vários países.
A primeira massa de ar polar do outono está prevista para a próxima semana e atuará durante o feriado de Tiradentes. Confira aqui as primeira impressões e se há chance de uma mudança drástica de cenário através da análise de fatores climáticos.
As últimas previsões dos principais modelos climáticos vêm apontando para a possibilidade de um fenômeno El Niño de forte intensidade. Qual é de fato esse potencial? E quando o fenômeno pode começar a influenciar o clima no Brasil.
Após um feriado de Páscoa com a formação de uma frente fria e queda das temperaturas, um novo sistema frontal e massa de ar frio vão atuar no Brasil a partir do fim desta semana. Confira aqui a primeira tendência.
Frente fria continua atuando no início da semana e favorece a ocorrência de chuvas de até forte intensidade em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, uma massa de ar frio influencia o leste do Sudeste. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Após boa parte do feriado da Páscoa chuvoso, uma massa de ar frio e seca favorece o tempo firme, ensolarado e com temperaturas amenas. Essa condição abrange a Região Sul e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Nesta Sexta-feira Santa as chuvas vão aumentar no Sul e passam a ocorrer também em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Há atenção para acumulados elevados, próximos dos 100 mm.
A previsão para o Feriado da Páscoa trouxe um novo detalhamento em relação a semana passada. A chance de chuva aumentou sobre o centro-sul do Brasil e há potencial para eventos intensos. As temperaturas também são destaque sofrem uma nova redução.
Abril marca o primeiro mês do outono astronômico. Será que sem o La Niña e com um El Niño costeiro teremos um mês próximo do esperado para o mês? Confira a análise e as primeiras impressões sobre o padrão climático de abril.
O avanço de uma massa de ar frio contribui para temperaturas mais amenas e o tempo mais firme no centro-sul do Brasil. No entanto, ainda pode fazer calor. Já na porção centro-norte, chuvas ainda podem ocorrer de forma intensa.
A primeira semana de abril será a Semana Santa com o segundo fim de semana sendo o da Páscoa. Desta vez conseguimos trazer mais detalhes da tendência e podemos ver um ciclone e uma massa de ar frio! Veja aqui com a gente!
Nas próximas quarta e quinta-feira, as chuvas aumentam de abrangência e intensidade em parte das regiões Sul e Sudeste, com potencial de intensos temporais. Destaque também para as temperaturas elevadas e a sensação de abafamento.
Na última semana de março e na transição de mês, duas frente frias vão influenciar as regiões Sul e Sudeste e, consequentemente, duas massas de ar frio vão proporcionar um refresco.
As atualizações climáticas mais recentes para a Semana Santa e Páscoa mudaram e mantiveram a tendência de um padrão de verão para todo o Brasil. A expectativa da atuação de uma frente fria continua, mas não deve avançar pelo centro-sul.
O verão termina com muita chuva e elevado acumulado para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O volume previsto até a próxima terça-feira pode chegar aos 200 mm. Confira os detalhes e os alertas da previsão.
Uma fraca frente fria consegue vencer parcialmente o bloqueio atmosférico e trazer de volta as pancadas e o risco de temporais pontuais para as regiões Sul e Sudeste no início desta semana.