Verão termina com chuvas de até 200 mm no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

O verão termina com muita chuva e elevado acumulado para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O volume previsto até a próxima terça-feira pode chegar aos 200 mm. Confira os detalhes e os alertas da previsão.

alerta de chuvas volumosas
Chuvas muito volumosas fecham o verão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com acumulados de até 200 mm.

Em um contexto de bloqueio atmosférico e poucas chuvas nas regiões Sul e Sudeste, o contraste com as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste é grande em relação à frequência e à intensidade das chuvas.

O verão astronômico irá terminar sob alerta de chuvas intensas e elevado acumulado, com volumes que podem chegar aos 200 mm, levando potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Antes de trazermos os detalhes da previsão do tempo, entenda qual o fator que está contribuindo para essa frequência e excesso de chuvas no centro-norte do Brasil neste mês de março.

A oscilação de Madden-Julian

A oscilação de Madden-Julian (MJO) influencia o clima do Brasil ao longo de todo o ano, com efeitos mais evidentes de outubro até abril no centro-norte do país. No entanto, como a distribuição das chuvas ocorre como se fosse uma gangorra, quando está chovendo na metade norte, fica mais seco na metade sul e vice-versa, se observa um influência também em boa parte do centro-sul.

Desde a segunda semana de março, a MJO está atuando com sinal muito forte, o mais intenso nesta época do ano desde 2015, e nas fases favoráveis às chuvas no centro-norte do Brasil, a 8 e a 1, caminhando para a fase 2. Esse é o principal fator de aumento da persistência das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste que se mantém até a próxima semana.

madden-julian
Impacto médio das fases da MJO (esq.), condição registrada e previsão da oscilação para até o fim de março.

Além disso, o oceano Atlântico aquecido na sua porção norte funciona como uma fonte de umidade e também contribui para que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua mais próxima do litoral norte brasileiro.

Verão termina com alerta de acumulados de até 200 mm

Como já foi escrito, a atividade convectiva se mantém ativa neste início de semana no centro-norte do Brasil. Há previsão de chuva para praticamente toda a Região Centro-Oeste, com chuvas mais irregulares ocorrendo no sul do Mato Grosso do Sul, que não trazem potencial para transtornos. Já para o estado do Mato Grosso é onde são esperados os eventos mais intensos e volumosos. Em Goiás, o potencial para transtornos fica através do risco de intensos temporais.

Os acumulados podem chegar aos 200 mm entre o Amazonas, Rondônia e o Mato Grosso, e variam entre 70 a 130 mm no porção norte do Nordeste.

Na Região Norte, a porção norte do Amazonas e o estado de Roraima tem previsão de tempo firme. Agora, o restante do território amazonense, o Acre e principalmente o estado de Rondônia, estão em alerta para chuvas muito intensas e elevados acumulados que podem provocar transtornos como alagamentos e inundações.

No Tocantins, as chuvas ocorrem de forma mais pontual, mas com potencial de temporais, bem como na metade sul e leste do Pará. Já na porção norte do território paraense e no leste do Amapá, há previsão de chuvas abrangentes de moderada a forte intensidade a partir do fim da manhã.

No Nordeste, as chuvas podem ocorrer com até moderada intensidade e de forma pontual pela manhã, mas, a partir do início da tarde, passam a ocorrer de forma mais volumosa levando potencial para transtornos no Maranhão, Piauí, norte da Bahia e interior dos demais estados da Região.

Assim, no início da semana, os acumulados podem chegar aos 200 mm entre o Amazonas, Rondônia e o Mato Grosso, e variam entre 70 a 130 mm no porção norte do Nordeste.