Semana começa tempo firme e aumento das temperaturas em parte do centro-sul
Após boa parte do feriado da Páscoa chuvoso, uma massa de ar frio e seca favorece o tempo firme, ensolarado e com temperaturas amenas. Essa condição abrange a Região Sul e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Boa parte deste feriado de Páscoa foi sob chuva e até mesmo sensação de frio no centro-sul do Brasil, principalmente, na Região Sul, mais especificamente entre o extremo norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo, onde os acumulados desde a Sexta-feira Santa ficaram em torno dos 100 mm, com destaque litoral paranaense, onde os volumes passaram dos 150 mm, segundo a estação do Simepar. A informação foi obtida na página do INMET.
Essa condição foi favorecida pela formação de uma região de cavado sobre o centro-sul do Brasil, somada à atuação de uma frente fria no oceano e da atuação de uma massa de ar frio favorecendo a circulação de leste, que contribuiu para o transporte de umidade.
Essa mesma massa de ar frio ainda influenciará o início da semana em toda a região Sul e parte das regiões Sul e Sudeste.
Sol entre poucas nuvens e tendência de aumento das temperaturas
Uma frente fria atua de forma costeira entre os estados do Espírito Santo e da Bahia, o que permite a localização mais para norte da massa de ar frio, que mesmo atuando mais no oceano, consegue influenciar bastante as condições meteorológicas de boa parte do centro-sul.
Na segunda-feira (10), bastante nebulosidade pela manhã no centro-leste de Santa Catarina, sul do Paraná e região metropolitana de Curitiba. No Sudeste, tempo mais fechado no leste e norte de São Paulo, em todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo. No norte mineiro e no território capixaba há previsão de chuva mais pontual e de fraca intensidade.
No período da tarde, a nebulosidade diminui, mas o sol pode aparecer entre poucas nuvens, com maior concentração de nebulosidade no leste paranaense e no centro-leste de São Paulo. No centro-sul de Minas Gerais, na região da Zona da Mata, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
️ Início de semana com tempo firme predominando em parte do centro-sul do Brasil.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) April 9, 2023
️ Frente fria costeira ajuda a organizar umidade entre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
️ Confira mais mapas: https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/OC2P3KqDCn
Na no norte e oeste de Minas Gerais e parte da região do Triângulo Mineiro próximo à divisa com o estado de Goiás, instabilidades se formam e há possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade.
Em relação às temperaturas, o dia começa com sensação amena, mas ao longo dia as temperaturas aumentam e o calor retorna para toda a Região Sul e interior paulista. No restante do Sudeste, a sensação continua amena em boa parte, com exceção do Triângulo Mineiro, centro-norte e oeste de Minas Gerais, onde o calor é arrefecido pelas chuvas.
Na terça-feira (11), a concentração de nuvens diminui mais ainda, mas ainda há previsão de chuva para parte do Sudeste.

No início da manhã, o tempo fica mais fechado nas regiões mais elevadas da Região Sul, mas com o surgimento do sol ao longo do período. O tempo nublado na primeira parte do dia também está previsto para todo o estado de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
A partir da tarde, o sol predomina em toda a Região Sul, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e em praticamente todo o estado de São Paulo. Instabilidades se forma e levam potencial de pancadas de até forte intensidade no extremo norte paulista, na região do Triângulo Mineiro e nas áreas mais a oeste da região de Belo Horizonte.
O mesmo comportamento das temperaturas é observado, mas a sensação de calor é maior em boa parte da Região Sul, com exceção do leste de Santa Catarina e do Paraná, onde a sensação fica mais amena em virtude da aproximação da massa de ar frio. No Sudeste, a sensação térmica continua agradável, com ligeiro abafamento no norte mineiro e no território capixaba.