Florestas escureceram nos últimos anos durante o verão na Europa

Um estudo recente analisou os eventos de perda da cor verde em florestas da Europa durante os últimos 21 anos (2002 a 2022). Os autores identificaram anomalias de temperatura e precipitação como precursoras dos eventos, com o maior impacto observado no ano de 2022.

floresta temperada na Europa
As secas e diminuição da precipitação dos últimos 21 anos fizeram com que as florestas da Europa perdessem a cor verde que as caracterizam nos meses de verão.

Um estudo publicado recentemente na revista Biogeosciences identificou que eventos de secas e calor intenso nos últimos 21 anos (2002 a 2022) provocaram um escurecimento de florestas nos biomas temperado e mediterrâneo da Europa durante o verão (junho-julho-agosto).

A investigação foi realizada por pesquisadores da Universidade ETH de Zurique, do Instituto Federal Suíço para Pesquisa Florestal, Neve e Paisagem (WSL) de Birmensdorf, na Suíça, e da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Os autores usaram uma abordagem baseada em observações de sensoriamento remoto do índice NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) para identificar os eventos de escurecimento.

O NDVI é uma medida da refletividade das plantas, que serve para quantificar o verde de uma vegetação. Baseado na irradiância espectral da luz visível e infravermelho próximo, quanto mais próximo de +1 ele for, mais verde é a vegetação.

Os autores também destacaram que o verão do ano passado, o mais quente já registrado na Europa, afetou 37% da cobertura das florestas mediterrâneas e temperadas, reduzindo o verde delas de forma mais extensa do que qualquer outro verão em 2002-2022.

O que causou o escurecimento das florestas e por quê?

Os eventos de baixo NDVI, que representam o escurecimento das florestas, ocorreram em verões particularmente quentes e secos, com diferenças entre os biomas. Os pesquisadores identificaram um acúmulo de períodos de seca intensa e persistente cerca de 2 e 3 anos anteriores ao evento nos biomas temperado e mediterrâneo, respectivamente. Ou seja, a capacidade das árvores de sobreviverem depende não só das condições climáticas atuais, mas também dos meses anteriores.

biomas temperado e mediterrâneo da Europa, localização, pontos
Localização das florestas temperada e mediterrânea da Europa (pontos usados no estudo). Adaptado de Hermann et al., 2023.


No caso da temperatura, períodos anormalmente quentes e persistentes durante pelo menos dois anos anteriores ao evento tiveram um impacto significativo no escurecimento das florestas temperadas.

No bioma mediterrâneo, os períodos quentes ocorreram com mais frequência que o normal, contudo, neste caso, não foram tão significativos como no bioma temperado. Ou seja, a persistência de calor não parece ser um precursor significativo de eventos nesta região, mas sim o déficit de precipitação.

Mauro Hermann, autor principal do estudo, afirma que “o escurecimento das florestas na Europa central foi precedido de dois verões secos e quentes seguidos”. Em resumo: os responsáveis pela perda do verde das florestas foram a persistência de um déficit de precipitação em ambos os biomas e de anomalias positivas de temperatura no bioma temperado, por pelo menos dois anos.

Mas o que significa este escurecimento?

A redução da cor verde representa uma planta não saudável, estresse da floresta e até mesmo uma indicação de morte florestal. De acordo com o estudo, desde 2018, secas e calor em grande escala acontecem repetidamente, provocando uma perda do verde mais extensa e por mais vezes.

Apesar das descobertas, os pesquisadores afirmam que os sinais precursores identificados não podem ser usados para prever o escurecimento no futuro, mas podem dar pistas, e que uma previsão baseada apenas em dados meteorológicos é irrealista. Thomas Wohlgemuth, coautor do estudo, diz que “o monitoramento dos padrões climáticos ao longo de várias estações pode fornecer informações valiosas sobre a probabilidade de florestas descoloridas no verão seguinte”.

A morte de florestas na Europa veio se intensificando nos últimos anos e, provavelmente, isso não é algo restrito apenas a esse continente. Como visto aqui, essa perda do verde é fortemente influenciada pelas variações de temperatura e precipitação, e por isso é importante entender melhor a interação florestas-meteorologia em um mundo de mudanças climáticas.