Massas de ar frio trazem refresco, mas ainda terão dias de calor até abril

Na última semana de março e na transição de mês, duas frente frias vão influenciar as regiões Sul e Sudeste e, consequentemente, duas massas de ar frio vão proporcionar um refresco.

refresco calor massa de ar frio
Refresco! Duas massa de ar frio vão atuar em parte do centro-sul do Brasil. No entanto, o calor e os temporais vão continuar em boa parte. Saiba mais.

No último sábado (25), um ciclone extratropical se formou com a sua frente fria associada e proporcionou temporais na Região Sul, mas sem grandes estragos em virtude de chuvas e ventos intensos.

No domingo (26), o ciclone já se encontra mais afastado no oceano e a frente fria avança até o norte da Região Sul favorecendo chuvas em Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de São Paulo, com possibilidade de temporais pontuais.

Em virtude deste deslocamento, uma massa de ar frio avança pela Região Sul e traz um refresco tão esperado para o Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina. No período da noite, o ar mais frio consegue penetrar até o oeste, sul e leste do Paraná. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, o calor intenso continua.

Alerta especial para a região leste entre o Paraná e São Paulo e a porção leste paulista até as proximidades da região da Baixada Santista, onde, a partir do fim da tarde, há potencial de chuvas intensas e temporais.

Início de semana com pancadas, temporais e refresco para poucas áreas

No início da última semana de março, a frente fria continua avançando de forma costeira e favorece pancadas em parte do leste do Sudeste, no sul do Centro-Oeste e no norte da Região Sul.

Assim, na segunda-feira (27), pancadas isoladas atingem a partir do meio da tarde, que podem ocorrer na forma de temporais, entre o norte do Paraná, o sul e oeste do Mato Grosso do Sul, e o oeste e sul de São Paulo. No leste paulista, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e regiões de Minas Gerais próximas à divisa com o território fluminense, também há risco de temporais.

Na terça-feira (28), as chuvas ocorrem novamente no período da tarde, mas agora de forma mais irregular, devido ao afastamento da frente fria para o oceano. Pancadas isoladas e temporais pontuais podem ocorrer no oeste e noroeste do Paraná, no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul, no extremo oeste e no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e nas regiões de Minas Gerais próximas à divisa com o território fluminense.

Em relação à sensação térmica, a segunda-feira (27) será agradável para praticamente todo o Rio Grande do Sul, estado de Santa Catarina, sul e leste do Paraná e leste de São Paulo, com máximas variando entre 23 e 26°C. No oeste e noroeste gaúchos, oeste catarinense, nas demais regiões do Paraná, no Mato Grosso do Sul e no restante do Sudeste, o calor continua e as temperaturas podem chegar aos 27 e 34°C.

Na terça-feira (28), a massa de ar frio se desloca mais para o oceano e o calor de quase 30°C retorna para boa parte da Região Sul. A sensação amena fica para o leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e para o Rio de Janeiro.

Tendência para o restante da semana, com calor e risco de temporais

Na quarta-feira (29), a massa de ar frio já se encontra mais afastada no oceano e um novo sistema passa a se formar sobre a Região Sul, se tratando de uma região de cavado. Assim, as temperaturas voltam a subir ao longo do dia, proporcionando sensação de calor novamente para toda a Região Sul, todo o Sudeste e Centro-Oeste.

Alerta de pancadas de até forte intensidade e temporais entre o fim da manhã e o início da tarde no oeste e metade norte do Rio Grande do Sul. Nesse momento, nuvens de chuva começam a se desenvolver em Santa Catarina e no Paraná. A partir do meio da tarde, há a possibilidade de eventos mais intensos de chuva e de temporais na metade norte do Rio Grande do Sul e em todas as regiões catarinenses e paranaenses.

alerta de chuvas intensas e temporais
As chuvas mais intensas da última semana de março acontecem na quarta-feira.

No Sudeste, pancadas isoladas a partir do meio da tarde no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e, novamente, nas regiões de Minas Gerais próximas à divisa do território fluminense.

Na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31), ainda há a atuação de cavados que trazem pancadas isoladas e risco de temporais, sendo mais abrangentes e intensos na quinta, com tempo mais firme na sexta. Alerta para o norte do Rio Grande do Sul, para os estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, sul, oeste e norte do Mato Grosso do Sul.

Massa de ar frio marca os primeiros dias de abril

Uma segunda massa de ar frio avança irá avançar no primeiro fim de semana de abril. Novamente, a tendência aponta para uma frente fria de fraca intensidade que atua de forma mais costeira que a atual. Assim, o potencial de chuvas abrangentes é bastante baixo.

Já a massa de ar frio é mais intensa, porém, não consegue avançar tanto, atuando de forma mais oceânica. É um sistema que traz outro alívio ao calor, mas mais para o Rio Grande do Sul e faixa leste de Santa Catarina até o Espírito Santo.