Chuvas de até forte intensidade ainda atingem o Centro-Oeste e o Sudeste

Frente fria continua atuando no início da semana e favorece a ocorrência de chuvas de até forte intensidade em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, uma massa de ar frio influencia o leste do Sudeste. Confira os detalhes da previsão do tempo.

previsão de chuva
Chuvas ainda ocorrem no Centro-Oeste e no Sudeste neste início de semana. Frente fria e massa de ar frio são os principais sistemas.

No feriado da Páscoa uma mudança nos padrões foi observada através do processo de formação de uma frente fria e da atuação de uma massa de ar frio, que já é a mais intensa do ano até o momento. Um tempo nublado e mais frio foi registrado em boa parte do centro-sul do Brasil, com acumulados expressivos no leste da Região Sul, onde os volumes passaram dos 150 mm no litoral do Paraná, segundo os pluviômetros do Simepar.

A frente fria quanto a massa de ar influenciam as condições do tempo no Sudeste e até mesmo no Centro-Oeste, com a ocorrência de chuvas de até forte intensidade e com condições mais amenas de temperatura.

Alertas e destaques da previsão do tempo

Segunda-feira (10), com frente fria atuando entre o Espírito Santo e a Bahia e a massa de ar frio na retaguarda. Pela manhã, tempo nublado no leste e nordeste de São Paulo, em praticamente todo o estado de Minas Gerais, com exceção do Triângulo Mineiro, e no Espírito Santo. Ocorrência de chuva fraca e pontual no território capixaba e no norte mineiro. No Centro-oeste, muita nebulosidade em Goiás e no norte do Mato Grosso, sem ocorrência de chuvas e com tempo firme no restante da Região.

Frente fria e massa de ar frio proporcionam clima condições de outono para parte do Sudeste.

A partir da tarde, instabilidades se desenvolvem e trazem potencial de chuvas intensas e pancadas de até forte intensidade. Os eventos mais intensos e volumosos ocorrem nos estados de Goiás e do Mato Grosso, com possibilidade de atingir o extremo norte do Mato Grosso do Sul. No Sudeste, chuva fraca e pontual no norte do Espírito Santo e mais intensas nas regiões de Minas Gerais próximas ao território goiano. Nas demais áreas o tempo firme predomina, com céu mais fechado no sul centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

As temperaturas ficam amenas no leste do Sudeste até a porção central de Minas Gerais. Já no interior, as máximas podem chegar próximas dos 30°C no interior paulista e na região do Triângulo Mineiro.

Na terça-feira (11), a frente fria se afasta um pouco mais para o oceano e perde intensidade, mas continua atuante no entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, o que permite uma atuação da massa de ar frio mais para norte.

Pela manhã, tempo nublado em todo o estado de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Goiás, no norte e leste do Mato Grosso do Sul. Possibilidade de chuva fraca no território capixaba e no nordeste de Minas Gerais.

A partir da tarde, novamente as instabilidades se formam, mas desta vez de forma mais desorganizada, o que proporciona chuvas mais pontuais. Há previsão de pancadas de até forte intensidade no sudeste do Mato Grosso, no centro-sul de Goiás, no oeste de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo, nas regiões mais próximas do território mineiro. Nas demais áreas do Mato Grosso e de Goiás, as chuvas ocorrem de forma mais isolada com moderada intensidade.

Em relação às temperaturas, a sensação mais amena fica concentrada no leste do Sudeste e, em virtude da nebulosidade e das chuvas, no norte e região do Triângulo Mineiro, as máximas não conseguem atingir valores tão elevados, de até 26°C. No norte mineiro, as temperaturas podem chegar aos 32°C e no Centro-Oeste dos 30°C.