Regiões Sul e Sudeste voltam a receber chuvas intensas e temporais

Nas próximas quarta e quinta-feira, as chuvas aumentam de abrangência e intensidade em parte das regiões Sul e Sudeste, com potencial de intensos temporais. Destaque também para as temperaturas elevadas e a sensação de abafamento.

alerta temporais
Chuvas voltam a ocorrer com forte intensidade nas Regiões Sul e Sudeste e há potencial para eventos tempestivos.

Após a passagem de uma frente fria e do avanço de uma massa de ar frio, parte da Região Sul e do leste do Sudeste experimentaram pancadas isoladas, temporais pontuais e um refresco do calor.

Agora, com o afastamento desses dois sistemas, as temperaturas voltam a subir e a formação de um cavado, instabilidades volta a se organizar sobre o centro-sul do Brasil e trazem o potencial de chuvas intensas e de fortes temporais, com elevado potencial de transtornos em boa parte da Região Sul e no leste do Sudeste.

Terça-feira de predomínio de tempo firme e previsão chuvas muito isoladas

Nesta terça-feira (28), o tempo firme predomina durante boa parte do dia nas regiões Sul e Sudeste, com nebulosidade variável nas áreas mais ao leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com céu praticamente limpo no Rio Grande do Sul.

alerta temporais
Previsão de densidade de raios mostra as regiões com maior risco de temporais e chuvas intensas.

A partir da tarde, um padrão muito semelhante ao da segunda-feira (28) ocorrem com as formação de instabilidades muito pontuais que trazem pancadas isoladas e temporais para o oeste de Santa Catarina, para o oeste, noroeste, centro e norte do Paraná, para o centro-leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.

Alerta de chuvas intensas e fortes temporais

Mas é na quarta-feira (29) que uma região de cavado contribui para o aumento das instabilidades, que acabam por proporcionar chuvas mais abrangentes e com maior potencial de eventos tempestivos em boa parte da Região Sul e entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Pela manhã, o tempo firme predomina em praticamente todas áreas, com maior concentração de nuvens no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e na porção entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com possibilidade de chuva fraca e pontual na porção catarinense.

alerta de temporais
Aumento do risco de chuvas intensas e temporais na quarta-feira nas regiões Sul e Sudeste.

Com o deslocamento oceânico de frente fria ao sul do Uruguai, uma região de cavado passa a atuar e já no fim da manhã contribui para pancada entre o Oeste e Campanha no Rio Grande do Sul e entre a região metropolitana de Porto Alegre, a região de Santa Cruz e a Serra. Em Santa Catarina e no Paraná, começa a se observar o aumento da nebulosidade.

A Região Sul possui o maior potencial para a ocorrência de chuvas intensas e temporais.

A partir do meio da tarde, chuvas intensas e temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina, pelo oeste, sul, centro e leste do Paraná. No Sudeste, alerta para o centro-leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (30), a frente fria que estava no sul do Uruguai consegue avançar de forma costeira até o Rio Grande do Sul. Pela manhã, previsão de chuvas isoladas que podem ocorrer com até forte intensidade na Campanha, Região Central, Norte e faixa leste do estado. Nas demais localidades do Sul e no Sudeste, o tempo firme predomina na primeira parte do dia.

A partir da tarde, o sistema frontal consegue avançar até Santa Catarina e consegue desestabilizar também parte do Sudeste. Assim, alerta de pancadas de até forte intensidade e para o risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, na oeste, sul, centro, norte e leste do Paraná, no centro-leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro.