Frente fria traz de volta as pancadas e temporais para o Sul e o Sudeste

Uma fraca frente fria consegue vencer parcialmente o bloqueio atmosférico e trazer de volta as pancadas e o risco de temporais pontuais para as regiões Sul e Sudeste no início desta semana.

alerta de temporais
Bloqueio atmosférico enfraquece e permite o avanço de uma frente fria. Chuvas voltam a ocorrer nas regiões Sul e Sudeste.

Na última semana um bloqueio atmosférico se estabeleceu provocando a diminuição expressiva das chuvas sobre parte do centro-sul e da faixa leste do Brasil até parte do estado da Bahia.

Esse padrão ainda continua, mas se desconfigura nos próximos dias permitindo que uma frente fria de fraca intensidade consiga avançar de forma costeira e trazer de volta as pancadas isoladas e o potencial de temporais sobre parte das Regiões Sul e Sudeste no início desta semana.

Alertas e destaques da previsão do tempo

Região Sul

Começamos com a previsão do tempo para a Região Sul, onde a condição pré-frontal proporciona intensificação da sensação de calor.

A frente fria se forma no Uruguai e, na manhã de segunda-feira (20), avança em direção ao Rio Grande do Sul contribuindo para a atuação de instabilidades, que podem provocar temporais em meados do período no Sul e porção sul da Campanha. Mais para o fim do período, as instabilidades passam a atuar mais para a porção central da Campanha e podem provocar pancadas de até forte intensidade na região metropolitana de Porto Alegre.

A partir da tarde, a frente fria avança de forma costeira e consegue favorecer a formação de instabilidades pelo Rio Grande do Sul e estimular a formação de uma região de cavado sobre o Paraná, que também contribui para o aumento da nebulosidade e para a formação de nuvens de chuva.

previsão de chuvas Sul
Possibilidade de tempestades a partir da tarde na Região Sul.

Previsão de pancadas isoladas e risco de temporais pontuais no oeste, região Central, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no oeste, centro, norte e leste do Paraná. Mais para o fim da tarde, o sul de Santa Catarina pode registrar a ocorrência de chuvas muito isoladas.

Na terça-feira (21), o sistema frontal se encontra mais afastado no oceano, dando espaço para a atuação de uma região de cavado sobre o Rio Grande do Sul e para o aumento dos ventos de leste no leste da Região Sul.

Assim, pela manhã, o tempo fica firme em boa parte da Região, com céu nublado e possibilidade de chuva fraca e pontual na metade sul e em todo o leste do Rio Grande do Sul, com sol conseguindo aparecer no oeste do estado.

alerta meteorológico
Previsão de chuvas menos intensas na terça-feira.

A partir da tarde a nebulosidade aumenta em boa parte da Região e há potencial para pancadas muito isoladas no oeste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul, na porção central, leste e norte de Santa Catarina, no norte e no oeste do Paraná. No leste do Paraná, no máximo há previsão de chuva fraca a partir do fim do período.

Região Sudeste

Uma segunda-feira (20) muito parecida com os últimos dias, mas com maior potencial de chuvas a partir da tarde.

Pela manhã, o tempo firme predomina com o sol aparecendo entre poucas nuvens em praticamente todo o Sudeste. Já na região do Triângulo Mineiro, o tempo fica mais fechado, com possibilidade de chuva fraca no extremo oeste, nas áreas próximas à divisa com o estado de Goiás.

alerta de temporais
Mapa de densidade de raios mostra as regiões com potencial tempestivo na segunda-feira.

A partir da tarde, instabilidades se formam e se propagam para leste e sudeste. Assim, pancadas de até forte intensidade e temporais ocorrem no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-norte, oeste e leste de São Paulo e até mesmo no sul e região serrana do Rio de Janeiro. A menor probabilidade de concorrência está no território fluminense.

Na terça-feira (21), o tempo firme e ensolarado predomina em todo o Sudeste, com pouca formação de nuvens e sensação de calor já em meados do período. Em virtude do afastamento da frente fria mais para o oceano, o potencial de chuvas diminui.

alerta de temporais
Mapa de densidade de raios mostra as regiões com potencial tempestivo na terça-feira.

No entanto, a partir da tarde, instabilidades conseguem se formar e provocar pancadas isoladas com potencial tempestivo no leste e norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e, agora com maior probabilidade, no Rio de Janeiro.