Semana Santa com ciclone e avanço de ar frio: os primeiros detalhes

A primeira semana de abril será a Semana Santa com o segundo fim de semana sendo o da Páscoa. Desta vez conseguimos trazer mais detalhes da tendência e podemos ver um ciclone e uma massa de ar frio! Veja aqui com a gente!

ciclone ar frio
Últimas atualizações trazem um maior detalhamento para a Semana Santa! Há previsão de ciclone e de uma massa de ar frio na primeira semana de abril.

Nas últimas semanas trouxemos as percepções climáticas para a Semana Santa e os cenários mais prováveis para o feriado de Páscoa. Em todos os cenários não havia uma condição chuvosa ou potencial de chuvas intensas em boa parte do país, mas sim um padrão mais seco em toda a porção central e sul.

Já nas áreas mais ao norte, as condições se mantêm favoráveis às chuvas, uma vez que o Atlântico continua aquecido e favorecendo a atuação mais próxima da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na última atualização do modelo ECMWF, as anomalias de precipitação trazem uma mudança de cenário: anomalias negativas estão em poucas partes e positivas passaram a aparecer entre o Sudeste e o Centro-Oeste, o que traz a possibilidade de chuvas durante a Semana Santa.

Outra novidade está nas temperaturas, na qual as anomalias trazem outra mudança de padrão interessante, mostrando um resfriamento em boa parte do Brasil. Na porção centro-norte, as anomalias negativas ocorrem em virtude do efeito do tempo mais fechado e das chuvas. Já na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste, a condição mais fria é proporcionada pela atuação de uma massa de ar frio, que consegue avançar com a ajuda de um ciclone. Essa condição é detalhada a seguir.

Ciclone e massa de ar frio

Por volta da terça-feira (04), uma região de cavado se forma próximo da costa da Região Sul, mais precisamente entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Esse sistema ganha intensidade ao longo do dia e, na madrugada de quarta-feira (05), uma baixa pressão se forma próximo à costa do Rio Grande do Sul. A baixa ganha intensidade e se desloca um pouco para o norte ganhando intensidade ao longo do dia.

Esse processo contribui para o tempo instável no nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada no período da tarde e mais intensos a partir do fim do dia.

Além das chuvas, a circulação da baixa pressão favorece a incursão de um ar mais frio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no leste do Paraná e de São Paulo.

Na quinta-feira (06), a baixa pressão evolui para um ciclone que, inicialmente, possui características extratropicais e termina a semana como subtropical, segundo a previsão desta quinta-feira (30), se afastando para oceano.

Esse comportamento não proporciona grandes eventos de chuva e o ciclone não traz riscos para eventos intensas de vento. No Entanto, na quinta-feira (06), há a possibilidade de chuvas de até forte intensidade sobre o Espírito Santo.

A circulação do ciclone ajuda a impulsionar uma massa de ar por parte do centro-sul do Brasil, proporcionando temperaturas amenas para boa parte da Região Sul, com exceção do norte e oeste do Paraná, e leste da Região Sudeste.