Semana Santa e Páscoa com possibilidade de clima de verão!

As atualizações climáticas mais recentes para a Semana Santa e Páscoa mudaram e mantiveram a tendência de um padrão de verão para todo o Brasil. A expectativa da atuação de uma frente fria continua, mas não deve avançar pelo centro-sul.

semana santa páscoa previsão
O cenário para o período da Semana Santa mudou e se mostra ainda com temperaturas de verão!

Novamente, comentamos sobre o bloqueio atmosférico que se estabeleceu na última semana e vem afetando diretamente as regiões Sul e Sudeste através das temperaturas elevadas e das chuvas irregulares.

Como já explicamos nas últimas publicações sobre previsão do tempo, esse padrão de bloqueio está associado à influência das oscilação de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO), com a MJO provocando muita chuva também nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Por que estamos escrevendo sobre esse padrão se Semana Santa acontece de dia 02 ao 09 de abril? Mudanças foram observadas na última atualização dos modelos climáticos, principalmente do ECMWF, o que podem estar relacionado com o padrão atual.

O que realmente o modelo ECMWF mostra?

Anteriormente havia a expectativa de uma mudança de padrão que poderia trazer a primeira massa de ar frio do outono e uma frente fria com intensidade mediana para o centro-sul do Brasil.

No entanto, a última atualização do modelo ECMWF manteve um padrão semelhante ao observado nos últimos dias, com chuvas menos intensas e abrangentes na porção central do Brasil e concentradas nos extremos norte e sul do país.

previsão chuva semana santa páscoa
Anomalia de precipitação para o período de 03 a 10 de abril, segundo o modelo ECMWF.

A redução das chuvas era de se esperar, uma vez que avançamos pelo outono e, as chuvas no extremo norte, também, já que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua mais próxima do continentes nesta época do ano, ainda mais que atualmente há um fator estimulante deste padrão que é o oceano Atlântico mais aquecido.

temperatura semana santa páscoa
Anomalia de temperatura para o período de 03 a 10 de abril, segundo o modelo ECMWF.

Mas chuvas concentradas entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina, somadas a um padrão mais quente que o normal traz uma impressão de continuidade ou da formação de um novo bloqueio atmosférico.

O padrão do modelo está coerente?

Sabemos que a distância da previsão traz muitas incertezas ao cenário mostrado e está sujeito a mudanças, ainda mais em períodos de transição com no outono. No entanto, é possível verificar se há coerência ou não através dos fatores climáticos MJO e AAO.

clima páscoa semana santa
Comportamento registrado (linha preta cheia) e previsão (linhas vermelhas) da AAO.

Pela projeção da AAO, podemos verificar uma tendência negativa que pode trazer uma maior frequência de sistemas transientes de precipitação, como as frente frias, para o centro-sul do país. Essa condição já forçaria uma quebra do padrão de bloqueio e poderia proporcionar também um avanço de uma massa de ar frio.

No caso da MJO, a previsão é de diminuição da intensidade, caminhando para uma condição mais neutra. Assim, não há nenhuma condição clara ainda para que haja a persistência ou a formação de um padrão de bloqueio durante a Semana Santa.

madden-julian outono páscoa
Condição registrada (linha preta cheia) e previsão (linha colorida) para a MJO, segundo o modelo ECMWF.

De qualquer forma, os cenários já mostrados trazem uma condição mais seca para boa parte do Brasil e a Semana Santa deverá ser proveitosa em boa parte do país. Somente na faixa norte do país, que há maior probabilidade de chuvas em virtude da atuação da ZCIT.