O El Niño já apresenta sinais de enfraquecimento nesse início de ano e algumas previsões já estão indicando uma possível transição para La Niña ainda neste ano. Mas será que isso é possível? Quais fatores sustentam essa transição?
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Um voo comercial de uma companhia chinesa ultrapassou a velocidade do som e bateu um recorde de velocidade! Essa impressionante marca só foi possível devido às fortes correntes de jatos de altos níveis.
As altas temperaturas vem impactando o mundo todo, mas nos últimos anos a sua elevação por longos períodos tem causado grandes prejuízos, desde a impactos econômicos, ao meio ambiente e também levando a mortes.
Com o El Niño perdendo força rapidamente, precisamos buscar outros possíveis moduladores do clima no Brasil! Quais são os possíveis candidatos e como eles influenciarão o clima no país em fevereiro?
Paleontólogos fizeram uma descoberta incrível no interior do estado do Rio Grande do Sul: um crânio de uma nova espécie de anfíbio que viveu há 250 milhões de anos, antes mesmo dos dinossauros!
Após provocar muitas chuvas no Sudeste, a frente fria passará a organizar as chuvas sobre o Centro Norte do Brasil a partir de hoje. Esse padrão chuvoso deverá persistir por muitos dias, principalmente no Nordeste.
Com a alta demanda de informações computacionais, tanto a quantidade quanto o tamanho dos centros de dados têm aumentado cada vez mais no mundo. Porém, esses centros prejudicam o ambiente devido ao alto consumo de água!
Uma grande virada no tempo ocorrerá no Sudeste neste final de semana, trazendo grande potencial para tempestades severas e chuvas volumosas. O Rio de Janeiro, que já sofreu com as chuvas nesta semana, está sob risco, assim como São Paulo.
Um novo relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em sua reunião anual em Davos, na Suíça, alerta para um futuro extremamente perigoso para a saúde humana e a economia mundial diante das mudanças climáticas do nosso planeta.
Após registrar níveis mínimos recordes devido à falta de chuva na região Norte do Brasil no ano passado, os principais rios da Amazônia finalmente estão em processo de cheias com o retorno das chuvas, deixando a seca no passado.
Nas próximas semanas as chuvas continuam ocorrendo em grande parte do Brasil, mas os eventos mais volumosos ocorrem entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas também na região Sul. Quais os principais fatores que estarão influenciando essas chuvas?
Semana será marcada por muito calor e chuvas intensas no Sul do Brasil, com alerta vigente do INMET de perigo de tempestades para partes da região! No final da semana mais chuvas volumosas deverão acontecer com a formação de uma nova frente fria.
Apesar da atenção ser maior para as notícias negativas, 2023 foi marcado por bons acontecimentos que merecem destaques, como: recordes de geração de energia renovável, novo tratado para a proteção dos oceanos, redução no desmatamento, entre outros.
Os primeiros dias de 2024 serão de muita chuva no Brasil, de acordo com o modelo ECMWF. Esse padrão de chuvas acima da média está associado a formação de uma ZCAS combinada a atuação da Oscilação de Madden Julian!
Um novo estudo revela que algumas espécies de corais conseguem sobreviver ao aquecimento exacerbado dos oceanos, escapando do efeito de branqueamento, simplesmente se recordando de eventos de ondas de calor do passado, usando sua memória ecológica.
O furacão Larry quando atingiu a costa do Canadá em setembro de 2021, não só depositou muita chuva e ventos na região, mas depositou uma enorme quantidade de microplásticos! De onde esse microplástico veio? Da grande “mancha de lixo” do Atlântico Norte!
O Sul do Brasil foi afetado por uma série de ciclones extratropicais nesse ano de 2023 e agora, na reta final do ano, um novo ciclone se formará próximo à região causando muitas chuvas e ventos intensos. Tudo isso bem no dia de Natal!
Estamos vivenciando o ápice de intensidade do El Niño de 2023! A partir de agora ele começará a se enfraquecer, até chegar a neutralidade no próximo outono. Será que ficaremos na fase neutra ou virá uma La Niña em seu lugar?
Nesta semana uma nova onda de calor começará a atuar em grande parte do Brasil, principalmente sobre o Centro-Sul, devido a configuração de bloqueio atmosférico. O calor será intenso e deverá durar até o início da próxima semana.
O Canal do Panamá, um dos canais interoceânicos mais importantes do mundo, está colocando o comércio global em risco devido a uma das piores secas já enfrentadas. Com isso, muitas entregas de Natal correm o risco de não chegarem a tempo!