Região Sul sob alerta no Natal: novo ciclone extratropical e frente fria trazem risco de muita chuva e ventos fortes

O Sul do Brasil foi afetado por uma série de ciclones extratropicais nesse ano de 2023 e agora, na reta final do ano, um novo ciclone se formará próximo à região causando muitas chuvas e ventos intensos. Tudo isso bem no dia de Natal!

Previsão de chuvas Natal no Sul do Brasil
O Natal será de tempestades e chuvas em partes do Sul do Brasil, devido a formação de um novo ciclone extratropical.

A região Sul do Brasil voltou a enfrentar novos episódios de tempestades intensas e chuvas volumosas nos últimos dias, inclusive com o registro de granizo gigante e muita atividade elétrica. Essas instabilidades têm ganhado força devido principalmente a combinação do calor e umidade, além de receber o suporte dinâmico de pequenas oscilações atmosféricas, como pequenos cavados nos baixos níveis da atmosfera.

Agora espera-se que o cenário piore e se torne mais perigoso à medida que um novo ciclone extratropical começará a se formar na véspera de Natal! O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou uma notícia alertando para a formação desse novo ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e o Rio Grande do Sul a partir da noite de domingo (24), mas se tornando mais intenso na madrugada de segunda-feira (25). Durante a formação desse ciclone, instabilidades de forte intensidade deverão se formar na madrugada de Natal em grande parte do território gaúcho.

Os estados de Santa Catarina e principalmente o Rio Grande do Sul deverão registrar tempestades, chuvas volumosas e ventos fortes ao longo de todo o dia de Natal devido a formação de mais um ciclone extratropical no Atlântico!

Ao longo do dia de Natal o ciclone se formará e desenvolverá sobre o oceano próximo à costa do Rio Grande do Sul, junto com sua frente fria associada, que manterá as chuvas na região até a noite de segunda. Dessa forma, toda a região Sul, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, deverá ficar em alerta de tempo severo neste Natal. Vamos mostrar os detalhes da previsão a seguir.

Natal será marcado por chuvas e ventos fortes no Sul!

As instabilidades continuam a ocorrer na região Sul até este domingo (24) na forma de pancadas mais isoladas, ocorrendo principalmente no período da tarde, com acumulados não tão elevados de precipitação. Se ocorrer uma precipitação intensa, será algo mais pontual devido a efeitos locais.

Previsão de formação de um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul no início da tarde de segunda-feira (25) que provocará chuvas pela região.

Porém, esse cenário mudará na madrugada de segunda (25)! As instabilidades começarão a ganhar força nas primeiras horas do dia no oeste do Rio Grande do Sul e também no oeste de Santa Catarina, podendo ocorrer na forma de tempestades severas. Essas instabilidades irão se deslocar para oeste ao longo da manhã, a medida que o cavado em médios níveis, que dará origem ao ciclone extratropical, começará a se aproximar do oceano. Com isso, até o início da tarde as chuvas darão uma trégua às cidades do oeste gaúcho e passarão a ocorrer na porção central e leste do estado.

Com o desenvolvimento do ciclone e sua frente fria associada sobre o oceano, as instabilidade se manterão sobre o nordeste do Rio Grande do Sul ao longo da tarde. Essas instabilidades poderão provocar chuvas intensas e volumosas na região, principalmente devido a convergência do escoamento gerado pelo ciclone com os ventos de norte que mantinham as temperaturas elevadas no estado. Muitas cidades poderão registrar acumulados diários de 30 a 50 mm, o que é considerado um volume já elevado, como é o caso da capital Porto Alegre.

A formação do ciclone na costa da região Sul provocará rajadas de vento muito intensas, principalmente no período da tarde de segunda-feira (25).

As instabilidade também deverão avançar pelo estado de Santa Catarina ao longo do dia 25, mas com menores acumulados associados do que aqueles previstos para o Rio Grande do Sul. Além das chuvas, esses dois estados também poderão registrar ventos intensos ao longo do dia devido a formação do ciclone, podendo registrar ventos sustentados de 30 a 40 km/h e rajadas de até 90 km/h até o final da tarde.

Na terça-feira (26), o ciclone já estará mais deslocado para o oceano e as instabilidades irão dar um trégua para a região Sul, que passará a ter um predomínio de tempo estável, inclusive com temperaturas mais amenas, devido a atuação de ventos de sul na região.