Avião comercial bate recorde ao ultrapassar a velocidade do som graças a um impulso dado pela atmosfera!

Um voo comercial de uma companhia chinesa ultrapassou a velocidade do som e bateu um recorde de velocidade! Essa impressionante marca só foi possível devido às fortes correntes de jatos de altos níveis.

Avião comercial chines ultrapassa a velocidade do som
Um Boeing 777 da empresa China Airlines ultrapassou a velocidade do som na última quinta-feira! Imagem: Divulgação/ MEGA.

Na última quinta- feira (26) um voo comercial da China Airlines quebrou um possível e impressionante recorde de velocidade ao viajar da Ásia para a América do Norte, enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico! O voo comercial 5116 da companhia aérea China Airlines que realizava a viagem de Taipei, Taiwan, para Los Angeles, Estados Unidos, atingiu, em certo ponto da viagem, uma velocidade de 1329 km/h (826 mph), potencialmente estabelecendo um novo recorde de velocidade para voos comerciais com passageiros.

A aeronave do voo 5116 é um Boeing 777 que tem uma velocidade de cruzeiro de 907 km/h. Então, como o avião conseguiu atingir tamanha velocidade durante esse voo? O responsável foram os jatos de altos níveis sobre o Pacífico, aqueles ventos fortes que sopram de leste para oeste nos altos níveis da atmosfera! Como sabemos, essas correntes de jatos que circundam o planeta nas latitudes médias e altas são muito intensas e rápidas. Portanto, não é de hoje que os aviões tomam vantagem desses corredores de ventos, usando-as como uma esteira, que ajuda a andar mais rápido e, dessa forma, poupar combustível.

O voo 5116 da China Airlines bateu o recorde de velocidade ao atingir 1329 km/h sobre o Pacífico, ultrapassando o antigo recorde de 1328 km/h atingido por um Boeing 747 em fevereiro de 2020.

A questão é que na última semana essas correntes de jato sobre o Pacífico Norte estiveram muito intensas, mas rápidas que o normal! Essa corrente de ventos mais fortes que o normal fez então com que esse avião atingisse cerca de 1330 km/h, ultrapassando a velocidade do som (de 1235 km/h)! Mas atenção, não foi o avião que atingiu essa velocidade que quebrou a barreira do som, afinal o avião manteve sua velocidade de cruzeiro de 907 km/h, mas sua velocidade aparente enquanto voava entre as correntes de jato foi superior à do som, devido a velocidade do ar a sua volta.

Campo, simulado pelo modelo GFS, do vento em altos níveis evidenciando a corrente de jato do dia 26 de janeiro de 2024. Fonte: WeatherBell.

Usando a analogia da esteira, é como se você estivesse caminhando sobre uma esteira transportadora - como aquelas que vemos em aeroportos - e, sem alterar a velocidade de sua caminhada, alguém aumentasse significativamente a velocidade da esteira. Você não estará alterando sua velocidade, mas para quem estiver te vendo de fora, você estará muito mais rápido, e você chegará mais rapidamente ao final do percurso.

E foi dessa mesma maneira que o voo 5116 chegou mais de uma hora antes do horário previsto de chegada no seu destino, Los Angeles. O voo feito de Los Angeles para Taipei, contra a corrente de jato, é feito em 14 horas e 40 minutos.

Esse voo não foi o único, entre quinta e sexta-feira (27), outros voos também alcançaram velocidades impressionantes devido aos intensos jatos de altos níveis. Um outro voo da também da China Airlines, realizando a mesma rota do voo 5116, atingiu a velocidade de 1322 km/h, um voo da Philippine Airlines de Manila a Los Angeles atingiu 1318 km/h, outro da Delta, de Tóquio para Detroit, atingiu 1315 km/h.

Por que os jatos de altos níveis estão tão fortes?

Já sabemos que o voo 5116 da China Airlines alcançou essa incrível velocidade graças às correntes de jatos que estavam bem intensas sobre o Pacífico. Mas, do ponto de vista climático, o que tornou a corrente de jato tão rápida e intensa?

Uma primeira justificativa está na própria climatologia! Climatologicamente os jatos de altos níveis ficam mais intensos durante o inverno - e ainda estamos no inverno no Hemisfério Norte - devido ao gradiente de temperatura entre o trópico e as latitudes! Durante o inverno há uma diferença maior de temperatura entre a faixa tropical e as latitudes mais altas e a intensidade dos jatos de altos níveis está diretamente associada a esse gradiente de temperaturas.

Então sabemos que os jatos ficam mais intensos no inverno devido ao maior gradiente térmico, mas sendo assim, não teríamos recordes de velocidades todos os anos? Por que os jatos ficaram ainda mais intensos nesse inverno? Um fator muito importante é que esse não é um inverno comum, esse é um inverno com El Niño forte!

O atual evento de El Niño, marcado por anomalias muito quentes de Temperatura da Superfície do Mar - colocando-o no patamar de El Niño forte - aumenta ainda mais esse gradiente de temperatura ao esquentar ainda mais os trópicos, com isso, os jatos ficam ainda mais intensos. Sobretudo sobre o Pacífico, que possui uma ampla área oceânica sem continentes e topografia, elementos que podem gerar atrito ao fluxo de reduzir as correntes de jato.