Os próximos dias serão de muitas chuvas sobre o Centro-Norte do Brasil, principalmente no Nordeste!

Após provocar muitas chuvas no Sudeste, a frente fria passará a organizar as chuvas sobre o Centro Norte do Brasil a partir de hoje. Esse padrão chuvoso deverá persistir por muitos dias, principalmente no Nordeste.

A partir deste domingo (21) a região Nordeste registrará grandes acumulados de chuvas por vários dias seguidos, o que poderá trazer transtornos para algumas regiões. É como se as chuvas estivessem se deslocando pelo Brasil ao longo dos últimos dias, deixando a região Sul, passando pela região Sudeste neste final de semana e passando para a região Nordeste no início desta próxima semana.

Claro que isso não significa que as chuvas simplesmente deixarão de ocorrer no Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, afinal estamos no verão e as pancadas de chuva podem ocorrer ao longo dos dias, principalmente durante a tarde, devido a combinação do calor e umidade da estação. Mas o padrão de chuvas mais generalizadas e volumosas passarão a ocorrer na região Nordeste, devido ao avanço do sistema frontal que agora atua sobre o Sudeste e a formação de um novo sistema de baixa pressão.

Previsão de formação de um novo ciclone e sua frente fria na altura da costa do Sudeste e Nordeste nessa segunda-feira (22).

A frente fria que se formou durante o final de semana na costa Sudeste, causando uma virada no tempo na região e chuvas mais generalizadas, continuará se deslocando para norte à medida que seu ciclone associado se afasta do continente e perde intensidade. A partir da tarde de domingo, essa frente estará posicionada entre o norte da região Sudeste e sul do Nordeste, causando chuvas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia.

A convergência gerada por essa frente fria combinada a um cavado em médios níveis da atmosfera darão origem a um novo sistema de baixa pressão na altura do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo entre o domingo e a segunda-feira (22). Este novo centro de baixa pressão, por sua vez, dará origem a uma nova frente fria, na altura da costa do Espírito Santo e sul da Bahia.

A partir dessa segunda-feira essa nova frente fria organizará um corredor de umidade e chuvas sobre o Centro-Norte do Brasil. Junto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), esse corredor de umidade - semelhante a uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - provocará chuvas volumosas inclusive no interior da região Nordeste, norte do Centro-Oeste e sudeste da região Norte.

Altos acumulados de chuva previstos no Centro-Norte até a virada do mês!

Esse canal de umidade sobre o Centro-Norte do Brasil deverá persistir por vários dias, podendo durar até o próximo final de semana, pois as previsões do modelo ECMWF indicam a possível formação de um novo sistema de baixa pressão na próxima quinta-feira (25), na mesma posição do sistema que se formará no início da semana, entre a costa do Espírito Santo e Bahia. Com isso, esse outro ciclone continuará organizando as chuvas sobre a região no próximo final de semana.

Previsão do acumulado de chuvas até sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Devido a persistência desse canal de umidade por vários dias seguidos, o modelo ECMWF prevê altos acumulados de precipitação entre o norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Piauí, norte de Goiás e norte do Mato Grosso. Em algumas localidades, como a região entre Porto Seguro e Ilhéus, na Bahia, são esperados acumulados que poderão superar os 200 mm até sexta-feira (26).

São esperados acumulados de 100 a 200 mm em diversas partes do Centro-Norte do Brasil nesta semana. Na Bahia os acumulados poderão passar de 200 mm!

De acordo com as previsões de anomalias semanais de acumulado de chuvas do modelo ECMWF, os acumulados previstos para essa região citada na próxima semana estão bem acima da média esperada para esse período! Esse volume de chuvas acima da média ao mesmo tempo que poderá trazer um alívio às regiões que estavam mais secas, principalmente no semi árido, também poderão causar transtornos e prejuízos.

Previsão semanal da anomalia dos acumulados de chuva para as semanas do dia 22 a 29/01 (a esquerda) e do dia 29/01 a 05/02 (a direita).

Inclusive o modelo também aponta para a permanência das chuvas nessa região na semana que se inicia no próximo domingo, dia 28. O modelo ECMWF aponta para um padrão de chuvas acima da média para a semana do dia 29 ao dia 05 de fevereiro, indicando um padrão bem chuvoso para o Centro-Norte do Brasil a partir de hoje, principalmente para a região Nordeste!