2024 começa com ZCAS! Alertas de chuvas intensas e acumulados muito elevados que podem chegar aos 500 mm no Sudeste!

Os primeiros dias de 2024 serão de muita chuva no Brasil, de acordo com o modelo ECMWF. Esse padrão de chuvas acima da média está associado a formação de uma ZCAS combinada a atuação da Oscilação de Madden Julian!

Previsão chuvas janeiro 2024
Os primeiros dias de janeiro de 2024 serão marcados por muita chuva em algumas partes do Brasil, devido principalmente a possível formação de uma ZCAS.

O verão começou e com ele esperamos a estação chuvosa de grande parte do Brasil, principalmente da porção central e sudeste, associada principalmente a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas nessa estação.

Apesar de algumas ocorrências pontuais de chuvas, ainda não estamos observando um padrão de chuvas regulares, muito menos uma organização das chuvas para a formação de um corredor de umidade que possa dar origem a uma ZCAS. Nos últimos dias, as chuvas mais volumosas se mantiveram sobre a região Norte, devido a combinação de calor e umidade, e sobre o Sul, devido a formação de ciclones extratropicais e suas frentes frias.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma banda de nebulosidade e chuvas organizadas que se estende desde o sul da região Norte até o Sudeste, podendo durar vários dias e sendo responsável por grande parte dos acumulados de chuva da estação chuvosa do Brasil.

Entretanto, as previsões do modelo de confiança da Meteored, o ECWMF, indicam que nos primeiros dias de janeiro o padrão de chuva mudará, com as chuvas mais volumosas passando a ocorrer sobre a porção central do país e principalmente sobre o norte do Sudeste, afetando também o sul da região Nordeste. Esse padrão pode estar associado à primeira formação de uma ZCAS nesse verão! Vamos conferir a previsão com mais detalhes.

2024 pode começar com uma ZCAS!

A frente fria associada ao ciclone extratropical que se formou próximo a região Sul do Brasil nos últimos dias já atua na altura da costa da região Sudeste, provocando nebulosidade e chuvas sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nos próximos 10 dias, os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia ficam em alerta devido aos altos acumulados de chuva que podem ocasionar deslizamentos de terra e inundações.

Nos próximos dias, à medida que o ciclone se afasta no oceano, a frente fria seguirá para norte, passando a atuar na altura da costa do Espírito Santo, onde deverá provocar chuvas durante a virada de ano. No primeiro dia de 2024, mesmo já bem afastada do continente, essa frente continuará organizando as chuvas entre o norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, afetando também o interior e sul da Bahia.

alerta de chuvas volumosa
Acumulado de chuva previsto até o dia 09 de janeiro de 2024 pelo modelo ECMWF ilustra a primeira provável ZCAS desse verão.

Entre os dias 2 e 3 de janeiro, um ciclone deverá se formar na costa da região Sudeste, entre os estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esse ciclone e seu sistema frontal associado serão responsáveis por manter as chuvas organizadas até o dia 7 de janeiro, formando então a primeira ZCAS deste verão.

Com a provável formação da ZCAS, são esperados volumes muito elevados de precipitação nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso, até a próxima terça-feira (9), com acumulados superando os 200 milímetros. Os acumulados serão ainda maiores entre Minas Gerais e Espírito Santo, onde algumas localidades poderão registrar mais de 300 mm de precipitação nos próximos 10 dias, podendo atingir os 400 e 500 mm! O que "estourou" a escala do nosso mapa.

Vale ressaltar que os volumes ainda podem variar, porém um evento extremamente volumoso de fato pode acontecer em virtude da atuação da Oscilação de Madden-Julian em fases favoráveis à convecção no centro-norte do Brasil.

média de chuva em janeiro
Média climatológica de precipitação para o mês de janeiro, usando referência do período 1991-2020. Fonte: INMET

Caso ocorra esses acumulados previstos pelo modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, em apenas 10 dias pode chover mais que o dobro da média climatológica para o mês de janeiro entre Minas Gerais, a Bahia, Espirito Santo e Goiás! Além, claro, de outras regiões do Sudeste, Centro-Oeste e no Norte que podem registrar acumulados acima do esperado.

Primeira quinzena de janeiro marcada por chuvas acima da média!

De acordo com as previsões de anomalias semanais do acumulado de chuvas do ECMWF, devido a formação dessa ZCAS, os acumulados de precipitação da primeira semana de janeiro estarão bem acima da média para os estados mencionados, principalmente para Minas Gerais e Espírito Santo, mas também para grande parte da região Nordeste!

Essas chuvas, além de estarem associada a formação das ZCAS, provavelmente serão impulsionadas pela MJO, como mencionado em artigo anterior, que no momento se encontra em sua fase 1 e deverá ficar ainda mais intensa em sua fase 2 nos próximos dias, fase que contribui com as chuvas na região Nordeste, leste da região Norte e norte da região Sudeste.

Previsão de anomalia semanal do acumulado de chuvas para as primeiras duas semanas de janeiro de 2024 pelo modelo europeu. Fonte: ECMWF.

Esse padrão de chuvas perderá força na segunda semana de janeiro, mas continuará mantendo os acumulados de precipitação ligeiramente acima da média sobre o norte do Sudeste, a porção central do Brasil e até mesmo o sul da região Norte. Enquanto isso, o sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, incluindo os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e também partes da região Sul, registrarão volumes de chuva abaixo do normal nos primeiros 15 dias de janeiro.