O bloqueio atmosférico que predominava em grande parte do Brasil central finalmente será quebrado de vez neste final de semana! Entretanto, isso não garante uma mudança definitiva no cenário de chuvas e temperatura sobre o Centro-Sul.
Paola Bueno
Meteorologista - 552 artigosArtigos de Paola Bueno
Com a passagem de uma frente fria, as chuvas darão lugar ao frio no Sul do Brasil. Essa frente conseguirá enfraquecer o padrão de bloqueio atmosférico e mudar brevemente as condições do tempo em partes do Sudeste.
A triste catástrofe climática que atinge o estado do Rio Grande do Sul no momento nos faz questionar: Qual a principal causa deste evento extremo? Será que o futuro nos reserva mais eventos devastadores como este?
Com o fim do El Niño cada vez mais próximo e a La Niña dando seus primeiros sinais, as previsões dos modelos se ajustaram e passaram a indicar que provavelmente essa La Niña não será tão intensa.
Muitas especulações têm sido feitas sobre o inverno de 2024 no Brasil, ora que ele será mais rigoroso e ora que talvez ele nem exista, devido a persistência do calor! Mas o que as previsões de fato indicam?
Maio deverá ser um mês mais quente que o normal e também mais seco em grande parte do Brasil! Com exceção dos extremos norte e sul do Brasil, a combinação de calor e seca será predominante!
As previsões mais recentes indicam que o Brasil enfrentará uma nova onda de calor a partir dos próximos dias. Muitas cidades do Centro-Oeste e Sudeste registrarão vários dias consecutivos de temperaturas máximas bem acima dos 30°C!
Uma nova frente fria está em processo de formação na região Sul do Brasil, trazendo muitas chuvas e uma nova massa de ar frio. Será que essas chuvas e o frio chegarão às regiões Sudeste e Centro-Oeste?
Na última semana uma intensa massa de ar frio fez com que as temperaturas despencassem no Sul, favorecendo a ocorrência de geadas! Agora uma nova massa de ar frio está por vir, será que ela será tão intensa?
Em menos de 24 horas a riquíssima cidade de Dubai sofreu diversos transtornos devido às chuvas volumosas e intensas rajadas de vento. Toda a cidade foi atingida, o que acabou gerando diversos alagamentos e até a interrupção de voos.
À medida que o El Niño enfraquece, os modelos climáticos têm apontado para o retorno da La Niña a partir do meio desse ano! Mas quando a La Niña se desenvolverá de fato e o que podemos esperar dela?
A humanidade tem apenas dois anos para salvar o mundo, fazendo mudanças drásticas e urgentes na forma como são emitidos os gases de efeito estufa a fim de limitar o aquecimento global, não superando o limiar de 1.5°C.
A massa de ar frio prevista para a próxima semana perdeu intensidade nas últimas atualizações dos modelos e não deverá avançar tanto sobre o Centro-Sul do Brasil. Entretanto, o modelo ECMWF agora prevê chuvas volumosas na região.
A segunda massa de ar frio aguardada para a terceira semana de Abril agora aparece mais intensa nas previsões! Isso porque o modelo ECMWF passou a prever anomalias negativas mais intensas de temperatura.
Abril começou com a promessa de dias mais frios no Centro-Sul do Brasil. Inclusive, as recentes rodadas do modelo ECMWF apontam que uma massa de ar frio em meados do mês poderá ocasionar temperaturas abaixo da média!
Tartaruga gigante, com cerca de 1,8 a 2,10 metros, foi descoberta a partir de um fóssil de mandíbula encontrado em Rondônia. Espécie poderia ter vivido com indígenas na Amazônia há 9 mil anos.
No Dia Internacional do Resíduo Zero um novo relatório das Nações Unidas alerta o planeta sobre uma tragédia: bilhões de toneladas de alimento são desperdiçados por ano enquanto centenas de milhões de pessoas ainda passam fome no mundo!
Abril promete ser mais quente que o normal em todo o Brasil, enquanto que o padrão e chuvas será mais irregular, chuvas volumosas em partes do Sul, Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na porção central.
O feriado da Sexta-feira Santa e Páscoa serão marcados por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil e pancadas de chuvas que serão mais frequentes e volumosas no Centro-Norte do Brasil, enquanto no Sul o tempo será mais estável.
Pesquisadores descobriram na Amazônia peruana uma nova espécie de golfinho gigante de água doce que viveu há 16 milhões de anos! Essa é a maior espécie de golfinho de rio conhecida pela ciência até o momento!