Alerta: final de semana de tempestades e chuvas muito volumosas sobre o Sudeste, principalmente nos estados de SP e RJ!

Uma grande virada no tempo ocorrerá no Sudeste neste final de semana, trazendo grande potencial para tempestades severas e chuvas volumosas. O Rio de Janeiro, que já sofreu com as chuvas nesta semana, está sob risco, assim como São Paulo.

Após dias de temperaturas elevadíssimas e muito calor, com a ocorrência de algumas pancadas isoladas de chuvas, o cenário meteorológico mudará sobre o Sudeste do Brasil neste final de semana! As chuvas volumosas deixarão de ocorrer na região Sul, que sofreu muito com as tempestades intensas desta semana, e passarão a ocorrer nos estados do Sudeste.

Vale ressaltar que o padrão meteorológico que provocará chuvas no Sudeste neste final de semana não será o mesmo que causou as fortes tempestades no Sul! O que ocorreu no Sul do Brasil foi uma combinação de condições dinâmicas favoráveis ao desenvolvimento convectivo em todos os níveis da atmosfera, como a presença dos jatos de baixos níveis, uma forte corrente de jatos em altos níveis, perturbações ondulatórias em médios níveis e uma forte convergência de calor e umidade.

Agora, no caso do Sudeste, os principais responsáveis pelas chuvas e a virada no tempo nesse final de semana serão uma baixa pressão que se formará a partir desta sexta-feira entre o litoral do Paraná e São Paulo e a formação de sua frente fria associada. A frente fria, especialmente, provocará grandes volumes de chuva no leste da região, principalmente entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, e também em partes do Paraná. Vamos conferir mais detalhes da previsão.

Sexta-feira começa com nebulosidade e pancadas de chuva no Sudeste

Nesta sexta (19), o dia já amanheceu mais nublado e com chuvas, principalmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Uma virada no tempo acompanhada de uma amenização do calor nesses estados, principalmente na cidade do Rio de Janeiro que registrou uma sensação térmica de 59.5 ºC na quarta-feira (17).

Na madrugada e início desta sexta-feira, algumas cidades do Rio de Janeiro foram afetadas por fortes chuvas. De acordo com o Centro de Operações Rio, a cidade de Guaratiba, localizada no litoral, registrou um acumulado de 30 mm em apenas 35 minutos.

Previsão de densidade de raios indica a alta probabilidade de ocorrência de tempestades entre SP, RJ e MG nesta sexta-feira (19).

Ainda na tarde desta sexta, a previsão é de que o risco de temporais e de chuvas volumosas aumente, devido à intensificação da convergência do escoamento de umidade vinda de noroeste, em conjunto com um cavado em baixos níveis sob o litoral. O risco será maior sobre os estados do Paraná, São Paulo e sul dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Este panorama meteorológico precede a formação da baixa pressão e sua frente fria associada que deverá acontecer entre o final da tarde e a noite de sexta. A formação desse sistema manterá elevado o potencial de mais chuvas volumosas e tempestades ao longo da noite de sexta.

Alerta para mais chuva prevista para o final de semana!

No sábado (20), a baixa pressão estará bem estabelecida e mais afastada do continente sobre o Oceano Atlântico Sul, sua frente fria estará atuando entre o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, criando condições favoráveis para a manutenção da nebulosidade e das chuvas na porção sul da região Sudeste.

As chuvas deverão ganhar mais intensidade ao longo da tarde e noite de sábado, algumas cidades poderão registrar acumulados de 30 a 40 mm em poucas horas, o que poderá gerar alagamentos e outros transtornos, como deslizamentos de terra e enxurradas.

Previsão de acumulado de chuvas até a noite de domingo (21).

No domingo (21), a baixa pressão estará mais deslocada para oeste sobre o oceano, consequentemente sua frente fria estará atuando mais a norte, levando as chuvas volumosas para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Muita atenção para as cidades do sul do Rio de Janeiro no domingo, cidades como Paraty, Angra dos Reis e a própria capital poderão registrar acumulados de até 50 mm no dia!

Esse grande volume de chuva no Rio de Janeiro poderá provocar novos episódios de inundações e deslizamentos de terra, visto que o solo ainda se encontra bem encharcado devido às chuvas intensas que ocorreram nos últimos dias sobre o estado.

Os estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ficar em alerta para grandes acumulados de chuva até domingo (21), principalmente o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro!

Cidades do Espírito Santo também registrarão chuvas mais volumosas no domingo, mas serão acumulados menores que os esperados para o Rio de Janeiro. Em Minas Gerais os acumulados esperados também serão menores, com exceção da parte sul do estado, próximo a divisa com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a chuva poderá ser mais intensa.

Mesmo com a frente fria mais a norte, o estado de São Paulo continuará sob alerta para mais chuvas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que entre hoje e domingo são esperados acumulados de 60 a até 200 mm de chuvas no estado, a região de maior preocupação é a Baixada Santista, o Litoral Norte e o Vale do Paraíba, mas também são esperados grandes volumes de chuva para a Região Metropolitana de São Paulo.