Região Sul segue sob calor intenso e temporais! INMET emite aviso de perigo potencial para tempestades

Semana será marcada por muito calor e chuvas intensas no Sul do Brasil, com alerta vigente do INMET de perigo de tempestades para partes da região! No final da semana mais chuvas volumosas deverão acontecer com a formação de uma nova frente fria.

O primeiro final de semana de 2024 foi marcado por muito calor e temporais na região Sul do Brasil, um padrão bem típico do verão brasileiro. Mesmo sendo uma característica do verão, as temperaturas ficaram bem acima da média esperada para essa época em algumas partes da região.

O domingo foi o dia mais quente, com muitas cidades do Sul registrando temperaturas bem acima dos 30°C. Esse foi o caso de muitas cidades do Paraná, principalmente da porção oeste, como as cidades de Loanda e Capanema, que registraram temperaturas máximas de 39°C no domingo (7), enquanto outras cidades da região registraram temperaturas próximas de 38°C.

Os três estados do Sul estão sob alerta do INMET de "Risco Moderado" de tempestades até terça-feira (09).

No Rio Grande do Sul muitas cidades também registraram temperaturas elevadas, algumas chegando aos 38°C. A capital gaúcha, Porto Alegre, registrou 35.7°C na tarde de domingo, temperatura bem acima dos 31°C esperados para essa época do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse calor intenso, somado a disponibilidade de umidade e condições dinâmicas favoráveis na atmosfera, resultou na formação de tempestades intensas pelo estado, algumas localidades registraram danos associados principalmente aos ventos fortes.

No início desta semana o calor continuará presente na região, assim como as chuvas e o risco de tempestades, devido à formação de um ciclone extratropical perto da região com sua frente fria atuando sobre os estados do Sul, principalmente do Rio Grande do Sul.

Por esse motivo, o INMET emitiu um aviso amarelo de “Perigo Potencial” de tempestades para todo o território gaúcho, centro-leste de Santa Catarina e leste do Paraná, que vale até as 10 horas da manhã de terça-feira (09). Há a probabilidade de chuvas de até 50 mm em 24 horas e ventos intensos de até 60 km/h nessas regiões. Mas será que essas condições irão durar pelo restante da semana? Vamos conferir a previsão!

O calor intenso deve continuar em partes do Sul

Mesmo com a atuação dessa frente fria sobre a região Sul, as temperaturas se manterão elevadas em partes da região e o calor não dará trégua tão cedo. Isso porque essa frente fria não será muito intensa e rapidamente perderá força à medida que o ciclone se afasta para o oceano.

Podemos esperar uma pequena diminuição das temperaturas em algumas cidades do Rio Grande do Sul neste início de semana, devido a atuação da frente fria no estado e ao escoamento de ventos, que carregarão um ar mais frio e úmido do oceano para o continente. Entretanto as temperaturas máximas continuarão na casa dos 30°C ou até um pouco acima disso, como é o caso de Santa Maria e Passo Fundo, até a quarta-feira (10).

A esquerda temperaturas previstas para a tarde de quarta-feira (10) e a esquerda a anomalia dessas temperaturas previstas em relação a média climatológica.

Em Santa Catarina e Paraná o calor deverá ser mais intenso até o meio dessa semana, com temperaturas chegando a 35°C em diversas cidades até quinta-feira (11), como é o caso de Chapecó, Joinville e a capital paranaense, Curitiba, que poderá registrar uma temperatura máxima de 33ºC.

Em partes do Paraná e Santa Catarina as temperaturas ficarão 5 até 10°C acima da média! O calor será extremo principalmente no norte do Paraná, onde os termômetros poderão ultrapassar os 35°C.

A partir de quinta-feira os três estados do Sul registrarão uma diminuição das temperaturas máximas à medida que uma nova frente fria avança pela região até o final de semana, gerando instabilidades e um alívio do calor.

Atenção para altos acumulados de chuva no final da semana!

Em relação às chuvas, até quarta-feira o padrão de verão será dominante na região Sul: a combinação de calor e umidade formarão instabilidades e chuvas, que poderão se tornar tempestades isoladas pela região, principalmente entre o início da tarde e início da noite. Essas instabilidades poderão causar acumulados elevados de forma mais pontual em algumas cidades.

Uma nova frente fria organizará chuvas mais volumosas sobre a região Sul a partir de quinta-feira (11), além de diminuir as temperaturas na região.

A partir de quarta-feira esse padrão mudará e as chuvas passarão a ocorrer de forma mais intensa e generalizada, principalmente no Rio Grande do Sul. No oeste gaúcho chuvas intensas poderão ocorrer na madrugada de quarta (10), a medida que uma baixa continental, que atua sobre a Bolívia, Paraguai e Argentina, se aproxima do Brasil e intensifica o escoamento de norte e noroeste, favorecendo a convergência de umidade na região.

O modelo ECMWF prevê a formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil a aprtir de quinta-feira (11).

Essas instabilidades se organizarão ainda mais na quinta-feira, quando um novo ciclone extratropical tomará forma sobre o oceano, mais afastadao do continente, e sua frente fria se organizará sobre o Rio Grande do Sul, causando chuva generalizada e volumosa em algumas regiões, incluindo a capital Porto Alegra, que poderá registrar até 40 mm de chuva na quinta-feira. Entre quinta e sexta-feira essa frente atuará também sobre os estados de Santa Catarina e Paraná, também gerando chuvas, tempestades, além de uma diminuição das temperaturas.