Cuba evacuou 70.000 pessoas ao longo da região sul da ilha no domingo em meio a temores de que a tempestade tropical Elsa pudesse desencadear fortes enchentes após atingir várias ilhas caribenhas, matando pelo menos três pessoas.
Cuba evacuou 70.000 pessoas ao longo da região sul da ilha no domingo em meio a temores de que a tempestade tropical Elsa pudesse desencadear fortes enchentes após atingir várias ilhas caribenhas, matando pelo menos três pessoas.
O fogo no mar aconteceu na superfície do oceano no Golfo do México, a oeste da península mexicana de Yucatán, devido ao vazamento em oleodutos submarinos da companhia estatal mexicana de petróleo, na última sexta-feira (02/07).
Na terça-feira (29), a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos da América (NOAA) classificou o fenômeno como tropical, enquanto a marinha do Brasil e o Metoffice afirmam se tratar de um ciclone subtropical. Hoje, quarta-feira (30), a NOAA alterou a classificação
O primeiro furacão da temporada do Pacífico oriental varreu perto da costa sudoeste do México no domingo, e meteorologistas alertaram sobre o perigo de enchentes potencialmente perigosas e deslizamentos de terra conforme ventos fortes e chuvas fortes atingem as áreas costeiras.
Pesquisadores encontraram indícios de desequilíbrio no saldo de energia terrestre. Os cientistas, da NASA e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, compararam dados de dois conjuntos independentes de medições.
Um grande "sistema meteorológico convectivo de mesoescala" está soprando poeira e ar quente da Argélia. As temperaturas podem chegar a 43ºC de acordo com meteorologistas que mapearam uma forte crista de alta pressão no norte da África.
A tempestade tropical Claudette é a terceira a ser nomeada na temporada de furacões de 2021 e a primeira a atingir diretamente os Estados Unidos da América neste ano. Chuva severa, alagamentos e rajadas de vento são esperados no Mississipi, Alabama e partes da Flórida durante este final de semana
Todos os anos fortes tempestades de poeira se formam na África entre a primavera e o verão e são levadas pelos ventos alísios em direção ao oceano. A nuvem desta semana poderá alcançar o sul da Flórida em poucos dias.
Entre hoje, quarta-feira (09), e a noite da sexta-feira (11), tempestades devem atingir o centro-sul do Brasil. Há também previsão de ressaca e formação de geada na Região Sul e de frio mais amenas para parte do Sudeste. Confira a previsão!
Um meteoro causou uma forte luminosidade e transformou a noite em dia no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última quinta-feira (3). O fenômeno astronômico aconteceu por volta das 19h09 (horário local) e foi registrado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros e do Clima (BRAMON).
Após vários anos de seca no sudoeste da Austrália, as condições dos últimos meses foram perfeitas para o surgimento dos ratos. Há muita comida, umidade e poucos predadores. Fazendeiros estão lutando diariamente contra a praga o que tem gerado uma exaustão física e mental.
Vinte e uma pessoas morreram quando o tempo ficou extremamente frio durante uma ultramaratona na acidentada província de Gansu, no noroeste da China, gerando indignação pública no domingo pela falta de planejamento de contingência.
A temporada de furacões na bacia do Atlântico já está ativa antes do seu início oficial. A tempestade subtropical Ana se formou neste sábado (22) e se tornou o primeiro sistema nomeado na bacia do Atlântico em 2021. Além disso, outra tempestade tem chance de se formar nos próximos dias.
O ciclone tropical Tauktae deve se intensificar durante este final de semana e pode se tornar um dos mais fortes a ameaçar partes do oeste da Índia e do leste do Paquistão em mais de duas décadas. Tauktae pode varrer a costa oeste da Índia com chuvas fortes, ventos e inundações costeiras.
O Centro de Previsão do Clima da NOAA relatou que as temperaturas do Oceano Pacífico voltaram ao normal e provavelmente permanecerão assim durante o inverno do hemisfério sul. Mas há expectativas de que a La Niña volte em breve.
A primeira tempestade nomeada do Pacífico leste em 2021 se iniciou na última sexta-feira (07) e deve atuar pelas águas do oceano pelas próximas 48 horas. Oficialmente, a temporada de furacões do Pacífico leste se inicia no próximo dia 15.
Observar a estratosfera é uma tarefa difícil e que requer grande investimento. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional podem facilitar esse serviço apenas utilizando uma câmera fotográfica. Desta forma, os astronautas podem monitorar material particulado na estratosfera.
A primeira tempestade nomeada da temporada de furacões no leste do pacífico tropical deve se formar no próximo final de semana. Seguindo a lista de nomes anunciada pela organização meteorológica mundial, o nome do sistema será Andres.
1º satélite de madeira será lançado até o fim de 2021 e terá até um bastão de selfie. O equipamento, chamado de WISA Woodsat, conta com uma tecnologia capaz de aguentar as condições extremas do espaço e é fruto de uma parceria de três empresas finlandesas.
Mundialmente, o Brasil é conhecido por calor, praias e florestas tropicais. Porém, o Brasil tem extensões continentais que vão além das áreas com calor e umidade. Climatologicamente, é possível nevar no Brasil e isso acontece praticamente todos os anos.