Ciclone tropical Tauktae se intensifica: risco para Índia e Paquistão

O ciclone tropical Tauktae deve se intensificar durante este final de semana e pode se tornar um dos mais fortes a ameaçar partes do oeste da Índia e do leste do Paquistão em mais de duas décadas. Tauktae pode varrer a costa oeste da Índia com chuvas fortes, ventos e inundações costeiras.

tempestade tropical Tauktae
Espera-se que o ciclone tropical Tauktae se intensifique no Mar da Arábia neste fim de semana.

O ciclone tropical Tauktae (pronuncia-se TAU-te) continua a se organizar no sudeste do Mar da Arábia, 160 quilômetros a oeste da costa de Kerala, no sul da Índia. Tauktae é atualmente um sistema equivalente a uma forte tempestade tropical prestes a se tornar um furacão.

Com um amplo suprimento de água quente - cerca de 33ºC - do oceano profundo, ar úmido e vento fraco, Tauktae pode se intensificar rapidamente e se tornar o equivalente a um furacão formidável neste fim de semana. Espera-se que Tauktae siga em direção ao norte-noroeste, paralelo à costa oeste da Índia, neste fim de semana.

A pergunta chave é: quão perto da costa está a trajetória de Tauktae? Por enquanto, a maioria das trajetórias prevista pelos modelos de previsão de tempo sugerem que o centro do sistema deve ficar longe o suficiente das costas dos estados de Kerala, Karnataka, Goa e Maharashtra para evitar os impactos mais severos. Mas algumas trajetórias de modelo de previsão mantêm Tauktae mais perto da costa, se não um landfall definitivo.

Mumbai - que abriga 20 milhões em sua área metropolitana - pode ter um encontro próximo com Tauktae na noite de domingo ou na segunda-feira. Breves episódios de tempestades tropicais são possíveis, e uma trilha mais perto da costa indiana pode trazer condições mais severas.

Depois disso, Tauktae pode eventualmente ameaçar o estado indiano de Gujarat e talvez o sudeste do Paquistão na próxima semana. Ainda é muito cedo para determinar se Tauktae atingirá uma ou ambas as áreas, mas pode chegar tão ao norte quanto a cidade mais populosa do Paquistão, Karachi, e ser a mais forte tempestade nessas áreas desde que um ciclone de maio de 1999 atingiu a costa perto da Índia.

Potenciais Impactos

Mesmo que o centro de Tauktae permaneça bem ao largo da costa oeste da Índia neste fim de semana, bandas de chuvas fortes provavelmente envolverão o sudoeste da Índia, levando a uma ameaça de inundação.

A maior chance de bandas de chuva pesadas será nos estados de Kerala e Karnataka. Se o centro de Tauktae seguir mais para o leste e muito mais perto da costa, uma ameaça maior de chuva forte se espalhará pelo estado de Maharashtra, incluindo Mumbai. Chuvas fortes também acompanharão Tauktae no estado de Gujarat e no Paquistão, mas exatamente onde a chuva mais forte cairá depende da trajetória exata de Tauktae, que permanece incerta.

Tauktae vai gerar ondas que subirão pela costa oeste da Índia neste fim de semana. Isso pode causar erosão nas praias e pelo menos algumas inundações costeiras, especialmente na maré alta. Onde uma tempestade mais perigosa e com risco de vida poderia ocorrer permanece incerto e depende da trilha exata. Isso ocorreria porque o ciclone atinge a terra geralmente antes e logo a leste de sua localização.

É esperada uma tempestade localmente maior nos golfos de Khambhat e Kutch, na Índia, ao norte de Mumbai, onde a estrutura da baía triangular e rios menores podem canalizar a água para o norte.