Alerta de temporais, frio e formação de geada nos próximos dias
Entre hoje, quarta-feira (09), e a noite da sexta-feira (11), tempestades devem atingir o centro-sul do Brasil. Há também previsão de ressaca e formação de geada na Região Sul e de frio mais amenas para parte do Sudeste. Confira a previsão!

Nesta quarta-feira, o dia amanheceu instável no litoral da região sul e em partes da região sudeste e do centro-oeste. Na Região Sul, o deslocamento de um cavado em baixos níveis sobre o litoral provocou temporais durante a madrugada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é que este cavado continue atuando no litoral e auxilie na formação de um ciclone nos próximos dias.
Entre os estados do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as nuvens e as chuvas também estão presentes nesta quarta-feira devido a divergência de massa em altos níveis que favorecem a convecção.
Entre esta quarta-feira (09) e a noite de sexta-feira (11) deve ocorrer a passagem de um sistema frontal no centro-sul do país. Além de proporcionar mais chuvas, o frio deve avançar aliviando as temperaturas entre o centro-oeste e o sudeste. É esperado, que a noite de sexta para sábado seja a mais fria da semana.
Alerta de temporais e potencial de geada
Toda a região sul está em alerta de temporais entre hoje, quarta-feira (09), e a manhã da sexta-feira (11). Além de grandes acumulados de chuva, há chance de precipitações isoladas de granizo, rajadas de vento, ressacas no litoral e, após a passagem da frente fria, há uma pequena chance de geada no extremo sul gaúcho na madrugada de sexta-feira.
A chance de geada aumenta entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada do sábado (12) e boa parte da região sul, e alguns pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul são favoráveis.
Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, grande parte da região sul e alguns pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul apresentam uma configuração favorável para ocorrência de geadas. pic.twitter.com/8oY1wDgTKw
Davi Moura (@DaviMoura__) June 9, 2021
A chance de geada aumenta entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada do sábado (12) e boa parte da região sul, e alguns pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul são favoráveis.
Já os acumulados de chuva nas próximas 72 horas podem alcançar valores entre 50 e 70 mm no litoral catarinense.
️ Chuvas volumosas e #temporais ainda ocorrem no Centro-Sul nos próximos dias. #Alerta para o sul do MS e noroeste do PR, onde os acumulados podem passar dos 100 mm.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) June 9, 2021
️ Saiba mais detalhes sobre a previsão:https://t.co/ocGK3xDU1i pic.twitter.com/9mF3JMrS68
Entre o Mato Grosso do Sul e o sudoeste de São Paulo, também há alertas de temporais com acumulados de precipitação que podem alcançar valores entre 40 mm e 60 mm nas próximas 72 horas, e próximo dos 100 mm no sul do Mato Grosso do Sul.
Temperaturas amenas
Não há expectativa de frio extremo entre esta quarta-feira (09) e a sexta-feira (11), mas sim um alívio das temperaturas, com exceção das áreas serranas da região sul do Brasil. Na serra catarinense, há expectativas de temperaturas próximas do 0ºC entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.
️ A partir de hoje, as temperaturas começam a diminuir no Sul e o #frio se espalha pelo Centro-Sul nos próximos dias. O mapa abaixo mostra o avanço de uma massa de ar polar que reduz as temperaturas também nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. pic.twitter.com/wpr1ILBBNu
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) June 9, 2021
As temperaturas mínimas nas próximas 72 horas nas capitais Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro devem ficar acima de 15ºC. Já no sul de Minas Gerais, há expectavas de temperaturas mínimas próximas de 10ºC na serra da Mantiqueira.