Meteoro Ilumina o céu do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Um meteoro causou uma forte luminosidade e transformou a noite em dia no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última quinta-feira (3). O fenômeno astronômico aconteceu por volta das 19h09 (horário local) e foi registrado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros e do Clima (BRAMON).

Meteoro no sul
Meteoro foi registrado em várias câmeras na cidade de Canela, Rio Grande do Sul.

A queda de um meteoro de alta magnitude iluminou o céu de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por volta das 19h09 da quinta-feira (3). O evento foi visto em várias cidades do sul. De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros e do Clima (BRAMON), a passagem do astro foi capturada pela câmera dois da estação JJS no município de Monte Castelo, em Santa Catarina, e por várias câmeras da estação CFJ e do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Rio Grande do Sul.

youtube video id=EyFvZM2LuYs

Ainda segundo a BRAMON, foi possível detectar a trajetória do meteoro. Ele atingiu a atmosfera do nosso planeta em um ângulo de 57,3° e começou a brilhar a 75,9 km de altitude, 28 km a leste de Balneário Pinhal (RS). Depois disso, o astro seguiu a 58,9 mil km/h na direção noroeste, percorreu 58,1 km em 3,6 segundos e depois desapareceu a 27 km de altitude, a 4 km da costa de Tramandaí (RS).

trajeto do meteoro
Trajetória do meteoro. Créditos: BRAMON

Segundo Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Bramon e proprietário do observatório, o meteoro teve duração de 1,76 segundos e, ao ingressar na atmosfera, tinha uma massa de 33 Kg, com diâmetro aproximado de uma bola de basquete.

"Possivelmente 10% desta massa pode ter resultado em meteoritos no solo", afirma Fernando Jung.

Esse é o meteoro de maior brilho registrado no Rio Grande do Sul neste ano. Nos últimos três anos está mais frequente a queda de meteoros grandes, mas ainda não há uma explicação dos motivos.

O que é um meteoro?

Um meteoro é um raio de luz no céu. Um meteoro, às vezes chamado de estrela cadente, é na verdade uma rocha espacial que está se chocando com a atmosfera da Terra.

Antes de uma rocha espacial se tornar um meteoro, ela é chamada de meteoróide. Meteoróides, geralmente fragmentos de asteróides ou cometas, orbitam o Sol até serem puxados para o campo gravitacional da Terra. Ao entrarem na atmosfera terrestre, eles começam a queimar, um processo denominado ablação térmica.

Os meteoros podem aparecer como faixas de luz brancas brilhantes ou com cores vibrantes. As cores de um meteoro dependem do ar que o cerca. As concentrações de oxigênio ou nitrogênio, por exemplo, contribuem para um brilho avermelhado. As cores também são determinadas pelas concentrações de elementos queimando no próprio meteoro. A presença de ferro é indicada por uma cor amarela.